TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SEMESTRE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – POLO PITÁGORAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ARACELLE DUTRA BATISTA DOS REIS - RA: 0200603259

DEIVANICE SOARES ARAUJO - RA: 0187592674

EDUARDO DUTRA BATISTA - RA: 0196600847

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Competências Profissionais; Participação e Controle Social; Políticas Especiais; Movimentos Sociais; Planos e Projetos de Intervenção Social.

BELO HORIZONTE/MG

MAIO/2018

ARACELLE DUTRA BATISTA DOS REIS - RA: 0200603259

DEIVANICE SOARES ARAUJO - RA: 0187592674

EDUARDO DUTRA BATISTA - RA: 0196600847

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Competências Profissionais; Participação e Controle Social; Políticas Especiais; Movimentos Sociais; Planos e Projetos de Intervenção Social.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Competências Profissionais; Participação e Controle Social; Políticas Especiais; Movimentos Sociais e Planos e Projetos de Intervenção Social.

Tutora EaD: Jôsi Greffe

BELO HORIZONTE/MG

MAIO/2018


O presente trabalho tem por objetivo abordar o feminismo e como as mulheres são discriminadas e sofrem com violências constantes.

A luta por justiça e igualdade nas relações entre homens teve início no século XIX, esse movimento sociocultural deu origem ao movimento feminista. Movimento que para garantir os direitos das mulheres, aborda sobre os conflitos e violências sofridas pelas mulheres e pela instituição de uma sociedade machista, tornou-se pública como estrutura de dominação.

Através da música popular brasileira de Chico Buarque e Augusto Boal, “Mulheres de Atenas” este poema foi escrito no cotidiano daquelas mulheres do passado que já sofriam com seus maridos, e ainda hoje o retrato da letra do que se vive nos dias atuais.

Os pressupostos ético-políticos que regem o femininos apontam um conjunto de suposições que a sociedade definiu como “natural”, mas que idealizam práticas opressivas e discriminatórias.

Foi a partir da década de 70 em pleno regime militar em que a música de Chico Buarque foi composta, através dessa realidade em que havia muita repreensão de movimentos sociais em que a música foi constituída com o objetivo de alertar as mulheres, para que deixem de ser Amélias, como aquelas mulheres de Atenas.

Esta música foi composta por Chico Buarque e Augusto Boal em 1976 para a peça Mulheres de Atenas de Augusto Boal.

É bastante comum, até mesmo atualmente, leitores menos avisados considerarem essa música como uma apologia à submissão feminina ao machismo brasileiro. A exemplo das mulheres da Grécia antiga, aliás, isso aconteceu com muitas mulheres que se diziam feministas, algumas leitores vacilantes e obscuras, criticavam aos autores porque julgaram a música “machista” – segundo elas a letra sugeriam que a  que as mulheres de hoje tivesse o mesmo comportamento das mulheres antigas de Atenas. Não conseguiram perceber a inteligente da ironia do texto... Onde se Lê “mirem-se” sugere que se faça o contrário, dessa forma o texto é um hino contra a sujeitão que se sujeitam as regras ditadas pelas sociedades patriarcais.

  O próprio Chico Buarque, em uma entrevista à televisão cultura ao ser indagada sobre o pensamento das feministas da época, disse: Elas não entenderam muito bem. Eu disse mirem-se no exemplo daquelas mulheres que vocês vão ver o que vai dar. A coisa é exatamente o contrário.

A canção é inteiramente metoforizada. Isso faz dela um poema, embora haja um indício de narrativa ao passar uma ideia do que acontece com as mulheres em Atenas.

O movimento feminista no Brasil surgiu no século 19 através da luta pela educação feminina, direito de voto e abolição dos escravos.

Atualmente, há várias organizações feministas no Brasil que defendem a igualdade do direito das mulheres aos homens. Também organizações específicas de feministas negras, indígenas, homossexuais, trans, etc.

O movimento feminista procura trazer igualdade na sociedade, seu objetivo é tornar as mulheres com os mesmos direitos dos homens. Ele é de extrema importância, uma vez que sem esse movimento as mulheres seriam submissas aos homens em diversos campos. Para isso surgiu esse movimento com o intuito de trazer igualdade aos gêneros.

Procuro defender, neste artigo, uma concepção ética e política do feminismo. Mostrar que o movimento feminista é um movimento sociocultural, que luta por justiça e equidade nas relações entre homens e mulheres, sobretudo, luta para garantir os direitos humanos, principalmente o das mulheres em função do alto nível de violência e discriminação que padecem. A partir dos movimentos feministas, a abordagem sobre conflitos violência na relação entre homens e mulheres, como resultante de uma estrutura de dominação, tornou-se pública.  (LISBOA, 2010)

As principais reivindicações propostas realizadas pelo movimento feminista são:

  • Direto ao Voto
  • Divórcio
  • Educação e Trabalho
  • Violência Conta a Mulher (Lei Maria da Penha)
  • Direitos iguais entre os gêneros

        O movimento feminista no Brasil acompanhou as demandas do novo milênio através da inclusão de novos temas à sua agenda como a diversidade sexual, racial e a maternidade como uma obrigação. Por meio das redes sociais e blogs, a nova geração de feministas encontrou uma plataforma de expor suas ideias.

        Em 2006, no período do governo Lula, foi sancionada a Lei Maria da Penha que pune com maior rigor os casos de violência doméstica. A lei foi saudada como um grande passo para a prevenção da violência contra as mulheres.

        Igualmente cresceu dentro do movimento a preocupação como o corpo da mulher e o uso que a sociedade, os homens e elas próprias fazem deste corpo, Neste sentido, a organização Marcha das Vadias é um exemplo do uso do corpo feminino como protesto, pois as mulheres comparecem às manifestações como poucas roupas.

No Brasil, a luta continua pela erradicação da violência doméstica, maior representatividade política, direito ao parto natural, amamentação em lugares públicos, direito ao aborto, e o fim da cultura que coloca a mulher como submissa ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com