TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Contemporaneidade e a Atuação do Profissional de Serviço Social

Por:   •  22/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. Os desafios da contemporaneidade e a atuação do profissional de serviço social.......................................................................................................................

1.1 NTRODUÇÂO......................................................................................................2

1.2 Desenvolvimento..................................................................................................3

1.3 Conclusão............................................................................................................4

INTRODUÇÃO

        

No Brasil são muitas as diferenças entre as pessoas da sociedade. São desigualdades econômicas, sociais e regionais que nos faz questionar: há uma democracia?

Sabe-se que o país está necessitando de reformas profundas. Mas, pelas condições políticas existentes, não tem como essas reformas de base acontecerem. O poder público (estado) se mantém distante do cidadão comum que a cada dia aprende novas estratégias para sobreviver.

Uma medida que seria capaz de garantir uma democracia de fato é a educação como ação do governo, pois é através dela que os projetos para diminuição das desigualdades e como fator de inclusão social e econômica.

Nesse sentido, o profissional do Serviço Social deve adaptar sua ação ao local e as condições sócio-históricas, estruturais e conjunturais. Faz então necessária uma análise reflexiva de que desafios esses profissionais devem aprender a lidar nos dias atuais.

O profissional do serviço social deve estar pronto para corresponder as mudanças rápidas que vem acontecendo nessa nova era,onde há um mercado global que impõe enorme pressão competitiva ás instituições econômicas.estamos na era da informação,em que o povo tem acesso as informações quase tão depressa quanto seus líderes.A economia está baseada no conhecimento,onde trabalhadores de bom nível educacional resistem aos comandos e exigem autonomia.As pessoas estão acostumadas ao poder de ampla  escolha com alta qualidade.

Neste sentido, fazendo uma analogia com as instituições burocráticas de nosso país, pode-se observar que elas “pararam no tempo” e estão cada vez mais deficientes.

Neste ambiente de rápidas mudanças a maioria das instituições governamentais são obrigadas a executar tarefas cada vez mais complicadas, para atender essa clientela que exigem opções e qualidades, o que dificulta o trabalho dessas instituições.

Hoje em dia, podem-se fazer coisas que ninguém sonharia em fazer anos atrás, tudo isso se deve a tecnologia de informação e economia baseada no conhecimento. Mas, para que se consiga usufruir dessas oportunidades melhorar e reconstruir as instituições públicas.

Com todas as transformações da nova era desse sistema capitalista esse processo depende da capacidade humana.

A concepção de trabalho, em meio a essas mudanças, está sendo alterada a cada dia, pois o desenvolvimento traz a necessidade de uma melhor preparação em termos de habilidades requeridas para o efetivo desempenho profissional, melhorando a qualidade dos produtos.

 Para que essa transformação não se torne uma catástrofe, o profissional deve saber tirar proveito, mesmo em tempo de crises.

Contudo, o Serviço Social necessita também de rever suas atividades, redescobrindo alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual.


DESENVOLVIMENTO

O cenário atual traz algumas conseqüências para o exercício do serviço social, pois assim como em outras profissões está sensível ao quadro de novidades que a cada dia estão se desenvolvendo mais. Isso se evidencia em sua inserção e permanência no mercado de trabalho.

Os assistentes certamente sofrem e compartilham das mesmas angústias e dificuldades sentidas pelos demais trabalhadores. Além disso, o estado em franco processo de redução de funções, ainda é e sempre foi o principal empregador dos assistentes sociais, a situação torna-se bastante dramática do ponto de vista da contratação de novos profissionais na esfera pública, sobre a condição estável de servidores, sobre tudo a federal. Contudo, vale ressaltar que tal fato tem gerado uma tendência à contratação de profissionais nos pequenos municípios do interior, o que, se por um lado, significa uma alternativa para as novas gerações recém formadas. Por outro, o número de vagas por município é geralmente pequeno e os cargos oferecidos com baixos salários, obrigando os jovens profissionais a buscarem um número infinito de concursos públicos e seleções.

Há também outras possibilidades de inserção no mercado de trabalho para o assistente social, como por exemplo, nos diversos conselhos previstos na legislação em vigor. São eles conselhos de saúde, de assistência, da criança e adolescente, do idoso e outros.

Destaca-se também,quando se refere a gestão pública,na qual os assistentes sociais,tem ocupado espaço na gestão dos programas sociais,competindo com os demais profissionais.No entanto,esses cargos são temporários o que não transmite segurança ao profissional.

Diante da minimização do papel do estado como principal empregador, os chamados “terceiro setor”, tem assumido alguns setores desse seguimento.

Sob o capitalismo contemporâneo, o que tem se observado no mundo do trabalho é uma diminuição da classe operária tradicional e a efetivação do trabalho assalariado presente na expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado, ”terceirizado”. Neste contexto, direitos e conquistas históricas dos trabalhadores são substituídos e eliminados do mundo do trabalho; vemos a expansão sem precedentes do desemprego estrutural que atingem o mundo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com