TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as relações do desenvolvimento local com o Estado, mercado e a sociedade?

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Quais as relações do desenvolvimento local com o Estado, mercado e a sociedade?

O conceito de “Desenvolvimento local” começou a ganhar relevância no debate sobre os modelos de desenvolvimento particularmente após o reconhecimento do fenômeno da globalização. Esta pode ser entendida como um processo de expansão e integração de mercado, onde os mercados menos competitivos são integrados aos mercados mais competitivos de forma subordinada, ou seja, simplesmente excluídos. A globalização é o resultado dinâmico dos avanços da revolução cientifica e a tecnologia e do desenvolvimento  das tecnologias  de informação numa velocidade nunca antes experimentada, que tornaram possível  a quebra de paradigmas nos conceitos de tempo e espaço como também diversas outras mudanças de caráter econômico, social e cultural.

2.2 O empreendedorismo, cooperação e a organização em rede: o que significam?

Empreendedorismo: O empreendedorismo nasce da autoestima e da confiança das pessoas. Somente são empreendedoras as pessoas que acreditam em si mesmas, na capacidade de sonhar e realizar os próprios sonhos.

Cooperação: A cooperação é à base da vida social. O ser humano é um gregário, ou seja, capaz de viver em grupos, não apenas competindo, mas também cooperando.

Organizações em redes: São organizações democráticas, pois estão abertas á livre participação á adesão voluntaria, são ambientes onde cada um fala por si.

2.3 Apontem de maneira resumida, as politicas de promoção e apoio ao desenvolvimento local com suas diferenças;

Quando falamos em “politicas de promoção e apoio”, em “politica publica de fomento” ou em expressões similares, estamos falando em iniciativas de estimulo e suporte aos atores locais, para que sejam capazes de planejar seu próprio desenvolvimento, capazes de realizar mudanças econômicas e sociais, gerando crescimento economico,inclusão social e sustentabilidade ambiental.

 Políticas de apoio ao protagonismo local: É fundamental estimular um ambiente de participação democrática, de planejamento participativo e gestão compartilhada. Para isso, é recomendável a adoção de soluções institucionais inovadoras, tais como a criação de fóruns, conselhos, comitês, consórcios, agências ou pactos de desenvolvimento local.

Políticas para ampliar as formas de financiamento produtivo: É preciso promover uma melhor distribuição das receitas fiscais e tributárias, de modo a desconcentrar os recursos públicos, ampliando a capacidade de investimentos das administrações municipais.

Uma boa iniciativa nesta direção é apoiar o cooperativismo de crédito e as instituições de micro finanças, de modo que possam captar a poupança local e facilitar o acesso ao crédito para os pequenos negócios, gerando atividade econômica, emprego e renda no próprio território.

Políticas para ampliar o acesso a mercados: É fundamental utilizar as compras governamentais de produtos locais como um instrumento de fortalecimento da economia do território, evitando a exportação de empregos e a transferência de renda. . Outra medida importante é estimular e apoiar experiências de “comércio justo” ou de “comércio ético e solidário”.

 Políticas para ampliar o acesso à tecnologia e à inovação: É igualmente relevante valorizar a difusão de tecnologias sociais (tecnologias de baixo custo, de fácil reaplicação, desenvolvidas em interação com as comunidades locais e geradoras de inclusão social), como também de tecnologias de produção e agregação de valor aos produtos que demonstrem preocupação com a sustentabilidade ambiental.

 Políticas de apoio à geração de ocupação e renda: É importante apoiar os pequenos negócios, facilitando sua formalização e ampliando o acesso a serviços de apoio e desenvolvimento empresarial, tais como: crédito, capacitação, gestão, marketing, inovação etc. Outra medida relevante é estimular experiências de cooperativismo de produção e apoiar empreendimentos de economia solidária.

Políticas para ampliar o acesso à informação e comunicação: É  muito importante facilitar a participação dos atores locais em redes de experiências de desenvolvimento local, o que facilita a troca de informações, o aprendizado coletivo, o fortalecimento mútuo e a continuidade dos processos.

Fundos públicos de apoio ao desenvolvimento local: É decisiva a criação de fundos públicos de promoção e apoio ao desenvolvimento local que possam facilitar o acesso dos agentes locais a recursos para a implementação de seus projetos. A realização regular e periódica de editais ou chamadas públicas de projetos pode ser a forma mais democrática de indução a iniciativas endógenas de desenvolvimento.

3. Território e Territorialidade que aspectos são estes no desenvolvimento da cidade?

O território e uma delimitação geográfica, um país um Estado,município,bairro ou outra delimitação. O território delimita uma área de influencia e atuação dos atores envolvidos. A territorialidade remete ao sentimento de pertencimento a um lugar, a sua rua, ao bairro. É o lugar onde o cidadão sente-se em casa, sente-se parte daquele espaço como lugar de intimidade. A cidade por si só e o espaço do anonimato e dos sujeitos invisíveis, a territorialidade é apropriação da cidade como espaço geográfico e transformação desse espaço geográfico um espaço de convívio, da identidade da subjetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com