TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descobrindo A Latitude Local

Projeto de pesquisa: Descobrindo A Latitude Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

DESCOBRINDO A LATITUDE LOCAL

Leiana Camargo¹, Valter Araujo2 e Vicente Pereira de Barros3

Introdução

O nosso trabalho consiste em determinar a latitude local através da observação da sombra e luminosidade do Sol durante o ano especialmente nos solstícios, equinócios e dias que o antecedem. Através do desenvolvimento de nossas pesquisas adotamos como objetivo principal, levar essa ideia para ser desenvolvido nas escolas públicas possibilitando a construção de uma dupla visão: local e global, para descrever e explicar a maioria dos fenômenos e conceitos de Astronomia observacional “a olho nu”. É um trabalho que possibilita e estimula a interdisciplinaridade, pois envolve conteúdos de várias disciplinas como a Geografia, Historia, Física e Matemática. O gnômon é uma ferramenta didática de grande potencialidade e riqueza conceitual, educativa e cultural, que possibilita a construção de aprendizagens significativas na área de Educação em Astronomia. Ele também é um dispositivo que permite mostrar, muitos conceitos essenciais para a Astronomia de posição e por estar diretamente ligado ao vivencial do aluno, envolvendo conhecimentos prévios e motivando o aluno a conhecer melhor o que está a sua volta.

Fundamentação Teórica

Estudos recentes indicam que não é interessante que a única fonte de informação do aluno seja o livro didático ou o professor [1]. É importante que o aluno visualize na pratica esses conceitos, podendo questionar e apresentar ideias baseados naquilo que faz parte de sua vivencia. Assim pode-se contribuir para a formação de um cidadão critico e participativo, e proporcionar um melhor letramento cientifico.

“A educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis, levando os alunos a desenvolverem atitudes críticas e realizar julgamentos de forma fundamentada em critérios relevantes oriundos de conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada”. [2] (BIZZO, 1998).

Segundo os PCNs: “É indispensável que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em Física, privilegiando-se o fazer, manusear, operar, agir, em diferentes formas e níveis. É dessa forma que se pode garantir a construção do conhecimento pelo próprio aluno, desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando a aquisição do conhecimento científico como uma verdade estabelecida e inquestionável.” [3] (PCN+, 2002, p. 37).

Materiais e Métodos

Durante o equinócio as incidências dos raios solares na Terra são paralelas entre si e perpendiculares à superfície terrestre. A sombra de uma haste perpendicular ao solo formará um ângulo θ com a haste, que é equivalente a latitude.

Num modelo esférico da Terra, a latitude de um lugar é o ângulo que o raio que passa por esse lugar faz com o plano do equador. Uma vez que o raio de curvatura da esfera é aproximadamente constante, esta quantidade é também igual a medida angular do arco do meridiano entre o equador e o lugar.

O Gnômon é uma haste vertical que nos permite determinar a direção Leste-Oeste, determinar a latitude local, perpendicular a uma superfície plana. Na instalação do gnômon, procuramos uma área plana e iluminada pelo sol durante todo o dia, então o fixamos no chão.

De uma em uma hora fizemos as marcações das sombras da extremidade do gnômon (com uma pedra) no chão. Amarramos um fio de barbante em sua extremidade e levamos até a marcação da sombra (marcada pela pedra) e o prendemos no chão (com um prego). Os fios de barbante foram esticados da extremidade do gnômon até o solo representando os raios do sol e a linha reta formada no chão representam as sombras, como podemos observar na Figura 1.

Figura 1: Linha Leste-Oeste

Na Figura 1, podemos observar que se formaram figuras geométricas no plano. O ângulo que medimos, é formado pelo fio que representa a luz do Sol no plano do meridiano sobre o gnômon. O ângulo assim determinado corresponde à altura máxima angular do Sol no horizonte local, quando cruza o plano de meridiano (no instante do meio-dia solar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com