TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Centro Universitário Internacional  -  Uninter

Curso : Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas: Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social;

Ética Profissional do Serviço Social.

Tutor(a);  Sueli Machado ;   Polo São José dos Pinhais.

Aluna: Luciane Trindade Pinto , RU: 1804038

     CONDUTA ÉTICA E  MORAL DOS PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL

Este estudo mostra algumas considerações sobre os conceitos do código de ética do serviço social na atuação profissional e sua importância. Essa conduta não é limitada apenas no cumprimento da legislação, e sim na soma dos princípios éticos, políticos, morais entre outros. Assim ressaltam que a educação e a ética são fundamentais para um bom desempenho da função desses profissionais, e que isto deve ir muito além de um cumprimento de leis. É de extrema importância que esses profissionais sejam capacitados e na sua formação  tenham o conhecimento teórico do código de ética e sua importância  na atuação quanto profissionais do serviço social, no qual possa garantir um atendimento com ética, bom senso e conhecimento  das leis vigentes.

A palavra ética vem do grego ethos e significa caráter, costume, hábito. Ética é um conjunto de regras e moral de uma sociedade ou individuo.  A diferença entre ética e moral, onde ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto moral são costumes, regras, tabus... estabelecidas por cada sociedade.

Em leitura de Fundamentos éticos do Serviço Social, da autora Barroco, traz nos seus fundamentos o estudo da ética e a origem do ser social.

Para o ser humano conviver em sociedade, é necessário respeitar princípios, morais, valores, projetos éticos e políticos. O cotidiano atende as necessidades práticas de regulação do comportamento de um individuo, uma função social no processo de reprodução das relações sociais e contribui para formação dos costumes que se tornam  hábito,  em termos de normas e deveres e na ética profissional tem suas determinações históricas e particularidades, de demandas e resposta que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista.

Ainda em relação à ética moral esta é histórica e passou por  transformações porque são os homens que criam os valores e regras, porém suas escolhas morais são relativas às condições de cada contexto histórico. Portanto, a ética pode ser definida como uma ciência que estuda a conduta do ser humano; a moral e a qualidade desta conduta ética.

De acordo com essas reflexões, Barroco afirma que essa aptidão não se concretiza totalmente na sociedade, ou seja, não existe uma relação entre o que idealizamos e concretizamos isso acontece porque as ações não dependem exclusivamente do profissional do serviço social, mas com a totalidade entre projeto societário mais amplo, e práticas sócio  profissionais. Além do mais, devem-se levar em consideração as transformações da esfera social, e dos elementos que a constitui.. Contudo, cabe ao assistente social dar ao projeto profissional uma condição transformadora e não defensora da classe burguesa. Planejamento e desenvolvimento de um projeto exige do profissional atuar e escolher a melhor forma de intervenção com conduta ética para que o usuário sinta o acolhimento e assim trazer ao momento do atendimento as questões sociais na qual necessita  intervenção.

Com breve analise do texto de Maria Lucia Barroco ainda se pode complementar como se deu o enfrentamento sobre o preconceito o qual assume destaque em diversas expressões: na produção teórica, no conhecimento, no exercício profissional, na normatização e na organização política. Na esfera teórica o ensino mostra o quanto é necessário apropriar do conhecimento teórico com o objetivo de adquirir o senso crítico sobre a sociedade e a parcialidade dos indivíduos sociais. Para a autora, o conceito de alienação é relativo ao trabalho na sociedade capitalista, e consequentemente, a alienação de todas as expressões do ser social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com