TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E SERVIÇO SOCIAL E ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO

CICLO 2 MODULO A FASE I

DESENVILVIMENTO CAPITALISTA E SERVIÇO SOCIAL E ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS ÉTICOS DO SERVIÇO SOCIAL

PALOTINA-PARANA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CLAUDETE ALVES DA CRUZ DA ROSA

RU : 650383

PORTFÓLIO

 CICLO 2 MODULO A FASE I

Relatório de Portfólio do Ciclo I Módulo A Fase I apresentado para fins de avaliação nas disciplina de Desenvolvimento Capitalista e Ètica Profissional do Serviço Social, do Curso de Bacharelado em Serviço social do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor Local: Vilmar Tokarski

Centro Associado: (PAP) : Palotina-Pr.

        

PALOTINA-PARANA

2018

RESUMO

 O presente trabalho é realizado com base no texto Fundamentos Éticos do Serviço social, escrito pela professora Maria Lucia Silva Barroco,  e tem como objetivo expor as ideias relacionadas a ética para o Assistente Social, partindo desse ponto observa se que há muito tempo se fala de ética, seu estudo estava basicamente ligado a filosofia, mais há cerca de duas décadas esse assunto passa a fazer arte de outras áreas do saber.

           A ética faz parte do nosso dia a dia tanto pessoal como profissional, analisando a gênese social o ser individuo  se humanizou através da natureza orgânica e inorgânica, o que torna o ser humano diferente de outros seres, o trabalho é a base ontológica da vida social, e para que esse ser social se desenvolva é necessário a sociabilidade e que haja cooperação entre as partes envolvidas, apesar das escolhas serem individuais.        

         De acordo com as ideias de Marx, a ética é uma pratica um momento da práxis humana, na sociedade capitalista a ética é limitada e desigual por causa da exploração do homem pelo homem, apesar de toda uma evolução, a divisão social causa uma alienação que vai em desacordo com o desenvolvimento humano.

          A moral está ligada a relações sociais, portanto não esta relacionada a nenhuma esfera individual, ela é mutável e historia. Histórica por que existe desde que o homem começou a tomar a consciência de sua existência e a partir dai começou a criar seus próprios valores e imutável  pois a medida que o tempo passa o homem pode mudar seus valores e suas obras, cabendo a cada individuo tomar a decisão de seguir o não o que for imposto.

        Para os burgueses a moral esta ligada aos próprios interesses da classe e tem uma função ideológica e é a partir das classes dominantes que surgem o preconceito, para que se tenha uma coesão em sua forma de pensar o que é favorecido pelo conservadorismo, comodismo e conformismo.

          A ética faz parte da das praticas consciente do individuo, não se caracteriza apenas como uma ação moral, tem como parâmetro a emancipação do ser humano. A responsabilidade de cada um por sua ação não é somente uma questão moral, mais sim uma questão ética onde cada um tem a responsabilidade dos seus atos em relação ao outro em suas conexões sociais.

          A ética do profissional de Serviço Social é baseada em seu código de ética através de filosofias e teorias onde sua intervenção e reflexão são fundamentadas. A moralidade tem sempre em vista a participação cultural, política, religiosa, onde o assistente social participa de forma ética de um projeto profissional, assumindo individual ou coletivamente a sua construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com