TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Seminário: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Seminário  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento sustentável não é possível sem sustentabilidade ambiental e trabalho decente Desenvolvimento sustentável não é possível sem sustentabilidade ambiental e trabalho decentePela primeira vez na história quase centenária da OIT, os delegados de governos, trabalhadores e empregadores coincidiram sobre uma firme visão comum e princípios orientadores para alcançar uma transição justa rumo a uma economia verde.

“A ecologização das economias apresenta muitas oportunidades para o alcance dos objetivos sociais: tem o potencial de ser um novo motor de crescimento, tanto nas economias avançadas como nas em desenvolvimento, e um gerador importante de empregos verdes e decentes que podem contribuir consideravelmente com a erradicação da pobreza e para a inclusão social”, constatou a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Trabalho Decente e Empregos Verdes depois de quase duas semanas de deliberações durante a Conferência Internacional do Trabalho.

A Comissão tripartite – que discutiu sobre as formas de alcançar o trabalho decente, os empregos verdes e o desenvolvimento sustentável – foi constituída por 174 delegados de governos, empregadores e sindicatos de todo o mundo. Suas conclusões foram adotadas pela sessão plenária da OIT hoje (19).

“Tenho o prazer de testemunhar um acordo tão amplo sobre um tema que é tão importante para o futuro do mundo do trabalho e, portanto, de nosso planeta”, declarou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder. “Agora, precisamos traduzir este acordo em ações concretas que podem ser alcançadas através do diálogo social”.

A transição rumo a uma economia mais verde, ao contrário de um enfoque de desenvolvimento tradicional insustentável, pode contribuir com o alcance de muitos objetivos sociais durante os próximos 20-30 anos, incluindo a criação de entre 15 e 60 milhões de novos empregos decentes, uma ajuda substancial na luta contra o desemprego mundial, afirmou a OIT.

Mais e melhores empregos

A OIT sustenta que a ecologização da economia não somente pode criar empregos decentes adicionais na economia mas também pode melhorar os empregos existentes e aumentar a renda, particularmente em setores como a agricultura, a construção, a reciclagem e o turismo. Também advertiu que existem desafios ambientais e de emprego que o mundo precisa enfrentar conjuntamente.

A Comissão da OIT exortou a tornar mais verdes todos os empregos e as empresas através da introdução de práticas de eficiência energética e do uso mais eficiente dos recursos. Isto pode ser realizado graças a uma intensificação do diálogo social e da adoção de políticas coerentes, adaptadas às condições de cada país, e prestando atenção especial às normas laborais, às políticas industriais e ao apoio às micro, pequenas e médias empresas.

Destacou também a necessidade de um vínculo estreito entre o mundo do trabalho e o mundo da educação e da formação; a adoção e o respeito às medidas de segurança e saúde no trabalho, e a promoção dos sistemas de proteção social adequados e sustentáveis.

Também é indispensável uma assistência especial dirigida aos grupos, regiões e profissões que serão afetados pela transição. Por exemplo, os programas de emprego público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com