TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de uma unidade de ensino secundário no vale do vale Jaguarib

Relatório de pesquisa: Desenvolvimento de uma unidade de ensino secundário no vale do vale Jaguarib. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS

GERAL:

 Compreender o desenvolvimento de uma unidade de ensino médio na região do Vale do Jaguaribe juntamente com a visão do gestor sobre como gerenciar a organização da melhor maneira.

ESPECIFICOS:

 Compreender a forma como um administrador gerencia uma organização pública de ensino na Região do Vale do Jaguaribe;

 Refletir sobre o papel e responsabilidades do gestor público.

METODOLOGIA

Quanto ao método para coleta de dados foi utilizada a entrevista, método de abordagem qualitativa, na forma pesquisa-diagnóstico. A forma utilizada para a coleta deu-se por observação do ambiente organizacional em questão, através de pesquisa de campo de caráter exploratório. Com relação aos procedimentos adotados para a coleta foram feitos levantamentos anteriores à entrevista, acerca da instituição e da entrevistada, bem como o estudo de campo no âmbito da organização.

A entrevista foi realizada pelas partes integrantes deste trabalho junto à gestora da organização escolhida, que foi submetida ao questionário com uma sequência de perguntas ordenadas, com o fito de colher as informações pretendidas. Importante ressaltar que algumas das perguntas foram baseadas nos quatro eixos estratégicos para a modernização do Estado, fundamentadas nas explanações do artigo de ABRUCIO (2007).

Para tal entrevista, teve-se o cuidado de agendar previamente a hora e o local de encontro, que foi realizado no dia 30 de outubro de 2014 às 15h50min., no local de trabalho da entrevistada, conforme disponibilidade desta. Vale ressaltar também que a gestora foi informada acerca da confiabilidade dos dados.

Associada à entrevista utilizou-se outra técnica científica, a observação não participante, na qual o pesquisador atua como espectador atento, sendo uma técnica indicada para estudos exploratórios (SELLTIZ et al., 1972; RICHARDSON et. Al., 2007).

A experiência tornou possível acompanhar mais de perto as atividades da parte envolvida na pesquisa, para tentar apreender o significado que ela agrega à realidade na qual está inserida, e às suas próprias ações.

Em seguida, todas as respostas dadas pela gestora da instituição foram organizadas e discutidas entre os participantes do trabalho, com a finalidade de compreender os fatos expostos pela entrevistada através de seu discurso.

Após as discussões referidas anteriormente, o trabalho seguiu para a exposição dos resultados e posteriores conclusões, tendo como base teórica e comparativa os artigos publicados por REZENDE (2009), COUTINHO (2000), ANA PAULA (2004) e ABRUCIO (2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com