TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Do Empreendedorismo Social Da Empresa Vale S.A. No Munícipio De Parauapebas, Desde O Início Do Projeto Carajás Nos Anos 80 Que Marcou A Fundação Da Cidade Em 1988 Até Os Dias Atuais.

Pesquisas Acadêmicas: O Desenvolvimento Do Empreendedorismo Social Da Empresa Vale S.A. No Munícipio De Parauapebas, Desde O Início Do Projeto Carajás Nos Anos 80 Que Marcou A Fundação Da Cidade Em 1988 Até Os Dias Atuais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 6

Curso de Administração

Tema: O desenvolvimento do empreendedorismo social da empresa Vale S.A. no munícipio de Parauapebas, desde o início do Projeto Carajás nos anos 80 que marcou a fundação da cidade em 1988 até os dias atuais.

FAGNER ROMERO DOS SANTOS

FRANCISCO DE ASSIS TOMAZ DA SILVA

RAQUEL DOS SANTOS MACEDO

TAIS DA SENA SILVA DE ARAUJO

YARA DA SILVA COSTA

2014

Sumário

1

2

3

4

5

6

7

8

Justificativa da Pesquisa

Formulação do Problema

Hipóteses

Objetivos

Referencial Teórico

Metodologia

Cronograma

Referencial Bibliográfico 03

03

03

04

04

06

07

08

1 Justificativa da Pesquisa

A pesquisa contribuirá para informar a importância dos projetos sociais da empresa Vale no município de Parauapebas-PA, como também a exploração de minérios em Carajás. Sendo este o motivo pelo qual ocorreu o rápido crescimento populacional da cidade, que atrai constantemente imigrantes de vários estados brasileiros, em especial o maranhão, que devido as grandes ofertas de trabalho, saem da sua região e vem em busca de melhores condições de vida.

Além disso, este trabalho considera-se importante para a comunidade acadêmica por criar uma discussão sobre as reais condições do amparo social, o qual os moradores da cidade de Parauapebas estão submetidos. Importante também para a sociedade por agregar informações que podem ser úteis pelo referencial e pesquisar a ser realizada na comunidade, bem como para as empresas que poderão dispor de mais um trabalho cientifico que visa contribuir com esse conteúdo.

2 Formulação do Problema

Mesmo com os programas sociais desenvolvidos e os inúmeros projetos previstos para atender a população de Parauapebas, a comunidade espera que muito mais seja feito, para que seja possível suprir as necessidades locais. Portanto, há dúvidas sobre a capacidade empreendedora da Companhia em desenvolver e aplicar projetos sociais, de forma eficaz na cidade.

3 Hipótese

O compromisso da empresa com população de Parauapebas influencia positivamente os setores sociais e econômicos da cidade.

4 Objetivos: Geral e especifico

4.1 Objetivos gerais:

Mapear, no munícipio de Parauapebas, a responsabilidade e importância da atuação empreendedora da Empresa Vale na gestão de projetos sociais para o desenvolvimento da cidade.

4.2 Objetivos específicos:

1. Identificar os projetos sociais que a empresa Vale presta em Parauapebas.

2. Analisar o rápido crescimento populacional da região.

3. Os impactos positivos que a implementação de tais projetos trouxeram para o município.

5 Referencial Teórico

Desde o começo da intensa exploração de minério na cidade de Parauapebas foi possível perceber o desenvolvimento que a região sofreu em pouco mais de duas décadas de emancipação. O território é palco de uma crescente imigração, principalmente da região do nordeste brasileiro, que vão em busca de emprego, e consequentemente, melhores condições de vida para seus familiares. Contam atualmente com uma boa parte da população. De acordo com Carlos Juliano Barros (2007) em uma reportagem, ‘’ Parauapebas entre o céu e o inferno, opõe a riqueza gerada pelas atividades da Companhia Vale do Rio Doce à pobreza de migrantes miseráveis, desesperados por emprego’’.

Ao longo do projeto foi florescendo programas de inclusão de pessoas sem qualificação profissional que terão a oportunidade de estudar ganhando uma considerável quantia de amparo ao estudante. O benefício se estende até o momento de começarem a trabalhar. No entanto, são definindo alguns padrões para o cidadão participar, devendo adequar-se no qual optar, podendo ser- Programa de Estágio; Programa de Formação Profissional, e para os que são menores de idade, programa jovem aprendiz. É relevante o número de empregos que são disponibilizado a população Parauapebense. O blog Pebinha de Açúcar (principal blog de notícia da cidade) divulgou (06/10/2014), ‘’ Abertas 650 vagas de emprego no Sudeste do Pará’’.

É desenvolvido também programas de enfrentamento à exploração sexual infantil, voltado para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. Que consiste na realização de oficinas, seminários, campanhas e distribuição de material didático a seus empregados e empresas contratadas, além de oferecer capacitação e elaboração de material informativo para as lideranças comunitárias, agentes sociais, e conselheiros. Ainda são realizadas oficinas que sejam capacitadas para atores locais que atuam em prol da proteção dos direitos da criança e do adolescente, vale destacar a mobilização e sensibilização das comunidades para prevenção desta prática, como também o apoio que empresa Vale presta a projetos que tenham esta finalidade. ‘’ Primeiro passo no combate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com