TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social e Cultural

Por:   •  13/11/2016  •  Tese  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

DESIGUALDADE SOCIAL E CULTURAL

Acadêmico: Paulo Henrique Fagundes

Professor: Paulo de Lima

Disciplina: Antropologia Cultural

Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

29/06/2016


  1. INTRODUÇÃO

A desigualdade social tendo em vista a exclusão social dos negros é um dos aspectos mais precários na sociedade atualmente e das últimas décadas. A Escola por muitas vezes substitui o papel da educação que o pai e a mãe deveriam dar aos seus filhos, mas isso não ocorre, pois o desiquilíbrio social faz com que famílias acabem e os filhos enfrentam a vida de uma forma assustadora e violenta. O preconceito racial ainda impera na sociedade, e isso é umas das mais importantes causas de violência social que vimos em noticiários e jornais. O preconceito racial está ligando ao desemprego, pois empresários racistas abdicam de empregos para pessoas negras nem se quer olhando para a sua qualificação profissional.

        

 

  1. DESENVOLVIMENTO

A Desigualdade social é um dos temas mais debatidos em todo mundo, tanto nos países subdesenvolvidos, quanto nos países desenvolvidos. Este tema, leva em consideração diversos setores que fazem com que a desigualdade seja mais acentuada em alguns lugares do que outro. O aspecto principal é a economia do País, que por vezes, se tratando do Brasil, é mal administrada e por isso a desigualdade fica ainda mais nítida. Um com tantos, e outros com tão pouco, essa é a realidade do Brasil em que vivemos. Para solucionar esse caso, não basta apenas distribuir renda, pois isso causará uma grande inflação, e assim, todos saíram perdendo e a economia do Brasil ficaria ainda mais escassa. Outro fato bastante relevante para a desigualdade é a cor racial das pessoas. A porcentagem de pobres negros é bastante alta em comparação aos pobres de cor branca. Este fato leva em consideração a herança história que os negros possuem, e isso faz com que o preconceito de pessoas ignorantes deixe de dar oportunidades somente por causa da cor da pessoa. Veja a seguir a citação que mostra dados sobre a taxa de desemprego entre brancos e negros.

Entre a população negra, a taxa de desemprego é maior que entre os brancos. Segundo dados do estudo Retrato das desigualdades de gênero e raça, do IPEA, enquanto o desemprego atinge 5,3% dos homens brancos, entre os negros, o índice chega a 6,6%.

Entre as mulheres, a diferença é ainda maior. Entre as brancas, o desemprego é de 9,2% enquanto entre as mulheres negras, ultrapassa os 12%. (SOUZA, 2014)

Os negros são as maiores vitimas de violência social e os que sofrem mais com a pobreza. Com a educação precária, muitas pessoas das favelas ou subúrbios visam o mudo do crime como uma única escolha de vida, já que o mundo vira de costas para estas pessoas, e eles não têm nada a perder. Para mudar isso, o governo tem que investir na educação primária, dando o básico, estas pessoas começam a sonhar e deslumbrar outras coisas na vida e não somente a violência que está impregnada nos lugares onde vivem. Também sentimos o grande absurdo que é as pessoas melhores economicamente, destratar pessoas com baixa renda, só por causa da vestimenta, vocabulário ou classe social em que se situam. Isso causa uma revolta imensa na sociedade e consecutivamente fazem com que as pessoas se percam psicologicamente ao ponto de fazer coisas que não pensavam antes.

No filme “Escritores da Liberdade”, vimos um retrato claro da desigualdade social, da violência domestica e da carência social que as pessoas de baixa renda sofrem diariamente. Muitas vezes, adolescentes são perturbados pelo fato da família ser despedaçada no sentido do afeto familiar. Filhos vendo pai agredindo mãe, presenciando de perto toda a violência do mundo, com certeza, isso gerará uma corrente incansável de violência, pois o filho que guarda esse trauma consigo, não transmitirá outro sentimento a não ser raiva. O papel da escola é fundamental para abrigar e aconselhar essas pessoas, pois é a única instituição capaz de complementar ou até mesmo, substituir a educação que os pais deram aos filhos. O tema diversificação social e cultural deve ser discutido em sala de aula, para todos ter o devido conhecimento da pluralidade nosso país. Infelizmente vemos que a escola também há casos que preconceito por parte de professores que negam a dar a mesma atenção, apenas por causa que uns tem mais dificuldades em aprender que outros, ou até mesmo por causa da classe social e da cor da pele. Isto corre bastante em metrópoles que consistem em uma porcentagem maior de pobres, pois eles saem de lugares onde não possuem muitas oportunidades e viajam na ilusão que vão conseguir vencer na vida. Claro, muitos persistem e conseguem, mas não é a regra que a nossa sociedade impõe para estas pessoas. No filme, vimos uma professora dedicada e se desafiando diariamente para entender o problema daquelas pessoas que eram tão ariscas, no sentido de não querer se relacionar com pessoas de outras nacionalidades e cores. Entendendo o problema destas pessoas, é um grande passo para mudar a vida delas, pois temos que conhecer cada historia para tomarmos algumas atitudes. Esta luta da escola tem que ser constante, lutando contra direitos cidadãos em que todas as pessoas podem ter o direito de receber o mesmo ensino que a pessoa de classe média branca possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com