TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Despejo De Efluentes No Solo.

Artigos Científicos: Despejo De Efluentes No Solo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Ana Clara Dantas Leite

Maria Clara Andrade

Meio Ambiente – 541

Despejo de efluentes no solo

Segundo o conselho nacional do meio ambiente os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento, obedecendo às condições padrões. E, segundo diversos parâmetros de lançamentos de efluentes líquidos, fica proibida a infiltração direta de águas residuárias no solo, tais como águas de lavagem de veículos e do setor de abastecimento, mesmo que tratadas. Além do despejo de águas residuárias, o despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. Quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas e causando enchentes, além de contaminar o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos. Em relação ao esgoto, quando devidamente tratado, além de ser uma maneira alternativa para disposição de resíduos e controle biológico de poluentes, constitui um modo adequado de fornecimento de nutrientes ao solo e plantas. Entendendo o solo como elemento depurador, pode-se entender o esgoto como fonte de energia, e não como um grande problema ambiental. A disposição de efluentes no solo, mesmo que tratados, não poderá causar poluição ou contaminação das águas..

As atividades industriais podem poluir e contaminar o solo, ainda existe um grande número de indústrias que, infelizmente, despejam seus efluentes de forma irresponsável no solo, resíduos estes que são classificados como perigosos. O lançamento indevido de efluentes industriais de diferentes fontes ocasiona modificações nas características do solo e água, podendo poluir ou contaminar o meio ambiente. Tal poluição ocorre quando os efluentes modificam o aspecto físico ou a composição, estando o meio ambiente contaminado, a saúde aos homens, plantas e animais encontra-se em risco.

Deste modo, o solo é a camada mais fina da crosta terrestre e fica na sua superfície externa e a sua poluição pode ser proveniente de diferentes fatores, a produção exagerada de lixo e o seu despejo inadequado no solo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea). O uso da terra para centros urbanos, para as atividades agrícola, pecuária e industrial tem tido como consequência elevados níveis de contaminação. De fato, aos usos referidos associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixeiras e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades, etc. Assim, ao longo dos últimos anos, têm sido detectados numerosos casos de contaminação do solo em zonas, quer urbanas, quer rurais.

O solo contaminado acaba afetando as plantações e as áreas de pastagens. Sendo assim, os vegetais absorvem essas substâncias, que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com