TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperdício

Projeto de pesquisa: Desperdício. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 OBJETIVO 5

4 METODOLOGIA ..................................................................................................... 6

5 AVALIAÇÃO ............................................................................................................9

6 REFERÊNCIAS ......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

É observável hoje em dia em casas, restaurantes, escolas, CEIM, padarias, cozinhas em geral, a grande quantidade de desperdícios dos alimentos como: arroz, feijão, saladas, restos de frutas, cascas, legumes, etc. enquanto muitos indivíduos de nossa sociedade passam fome. Já que desconheço a possibilidade na reutilização das sobras dos alimentos, com vista em dar de comer a outros, é exposto neste trabalho o uso da ideia de reutilizar as sobras como adubo, evitando desperdício em nossos CEIMS. Não ocupa muito espaço, é diferenciado, pouco gasto financeiro, e cria na instituição uma bela paisagem.

Este projeto cria a conscientização, o envolvimento, e o comprometimento de nossos alunos e futuros cidadãos no desenvolvimento da cultura ambiental. Assim eles iram crescer sendo adultos conscientes de seu papel na sociedade, pensantes e atuantes, tendo conhecimento do impacto que o desperdício causa em nossas vidas.

2 JUSTIFICATIVA

Os desperdícios de comida no Brasil são preocupantes, cerca de 39 mil toneladas por dia são jogadas fora, e a pesquisa do IBGE revela ainda, que 35% dos brasileiros passam fome todos os dias, toda esta quantidade de alimentos desperdiçados daria para alimentar aproximadamente 19 milhões destes brasileiros. Podendo ser usada também, como adubos, sendo assim reutilizáveis evitando que todo o desperdício seja realmente inutilizado. Se cada cidadão que tem a atitude de desperdiçar, conscientiza-se e repassasse esta visão para seus filhos, alunos, comunidade em geral de que, os restos de alimentos podem ser usados para gerar novos alimentos, observariam por exemplo: a economia que estariam sendo feitos nas compras que são feitas no supermercados, no desperdício em nossas casas, na aquisição de novas frutas e hortaliças... Uma nova visão de educação ambiental surgiria na geração em que vivemos e nas próximas que iram surgir...

3 OBJETIVO

Fazer a implementação de práticas sustentáveis nas escolas e CEIMS, como a reutilização das sobras dos alimentos ingeridos pelos alunos, professores, funcionários ou os familiares nas casas dos alunos, assim como o descarte de garrafas pet, fazendo-os entender que as sobras podem se tornar adubo ao invés de apenas lixo orgânico, e as garrafas podem se transformar em vasos para plantar verduras e hortaliças, criando assim neles a educação ambiental, a curiosidade de como pode ser feito, do processo de transformação e o resultado da atitude adquirida por eles, que não é difícil e sim fácil ter e criar este cuidado com nosso meio ambiente.

E é nós futuras pedagogas, professoras, pais, mães, comunidade escolar que temos o papel fundamental no desenvolvimento de uma nova cultura ambientalista, e é a nossa atitude no dia-dia com nossos alunos que trará um resultado não imediato mas a longo prazo pois, semearemos neles o conhecimento e a preocupação em ter mudanças nas atitudes que tomamos no que diz respeito ao meio ambiente a o cuidado que devemos ter em preservar nossas fontes não renováveis ou que estão se esgotando.

4 METODOLIGIA

Com tantos desperdícios nós futuras pedagogas podemos criar projetos que causem o interesse dos alunos pela reutilização das sobras, abaixo segue um exemplo que pode ser seguido e implantado nos Ceim e em nossas próprias casas:

 1° Etapa: Planejamento

Marcar um encontro com o corpo pedagógico para expor o trabalho que pode ser feito, colocando assim a ideia da horta no murro do CEIM e as ações voltadas para o desperdício dos alimentos na instituição, seus prós e contras bem como a implementação das práticas sustentáveis, para que assim cada um tenha o seu papel definido neste projeto onde todos os participantes e integrantes da instituição possam dar suas opiniões, possibilitando assim que o projeto seja um sucesso no final.

 2° Etapa: Diagnóstico da Instituição

Os professores observarão a quantidade de alimentos que os alunos e outros pedagogos deixam de ingerir e jogam no lixo no moneto do café almoço e lanche na cozinha será observando a quantidade de cascas, alimentos estragados, batidos, desperdiçados que não podem ser ingeridos tornando-se assim “inutilizados” e descartados no lixo.

 3° Etapa: Debate com os alunos

Em conversação com os alunos, as pedagogas mostram aos mesmos o grande desperdício que houve ao final de cada refeição, os alimentos que eles deixaram de ingerir e que se tornou lixo, mas deixando claro a eles que mesmo sendo lixo pode ser utilizado novamente. No debate faça perguntas como: para onde eles acreditam que vai as sobras, o que podemos fazer com as sobras dos alimento que eles deixaram de ingerir, se em suas casa acontece o mesmo desperdício e o que seus pais fazem com as sobras, o que acontece se enterrarmos aqueles alimentos na terra, etc.(OBS: quando fizer as perguntas deixe eles pensarem com calma, ouça as contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com