TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinar A Precisão E A Exatidão Em Medidas De Volume.

Ensaios: Determinar A Precisão E A Exatidão Em Medidas De Volume.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

Determinar a Precisão e a Exatidão em medidas de volume.

Introdução

A Química é uma ciência que tem por finalidade observar e estudar os objetos

e os acontecimentos (fenômenos) da natureza. Ela visa o estudo das

substâncias, da sua composição, da sua estrutura e das suas propriedades.

Um dos conceitos importantes para o aprendizado de Química é o da Precisão, que está relacionada com a concordância entre as diversas medidas de uma mesma quantidade. Assim quanto menor for à dispersão dos valores obtidos, mais precisa será a determinação. Outro é o conceito de Exatidão de uma medida que tem relação com seu erro absoluto, ou seja, com a proximidade entre o valor medido e o valor verdadeiro da grandeza. A Exatidão pode ser alcançada através da eliminação dos erros e do aumento da Precisão. Por isso que a Precisão e a Exatidão são fundamentais para estabelecer um modelo (um padrão) nos cálculos e instrumentos utilizados para a pesquisa.

O objetivo do projeto1 é estabelecer quais dos seguintes frascos são mais preciso e mais exato. Despois de muita discursão em sobre o melhor método a ser utilizado decidiu-se que a melhor hipótese será estabelecer a relação massa / volume medida nos seguintes frascos: balão volumétrico, proveta, béquer e erlenmeyer; com uma balança eletrônica.

Hipoteses

Admitindo que a densidade da água é 1 g/cm3 ,utilizando uma balança eletrônica e os frascos a serem utilizados na pesquisa mais água destilada, seria mais correto garantir que através da relação massa /volume pesada e medida tanto nos frascos como na balança apresentaria melhores dados para estabelecer a precisão e a exatidão dos frascos.

Metodologia Experimental

Materiais e equipamentos

Balança eletrônica

Béquer

Erlenmeyer

Proveta

Balão volumétrico

Coloca-se na balança eletrônica um béquer de 50ml .Tara-se a balança com o béquer e acrescenta-se ate completar 50ml de agua destilada e compara-se com a massa medida na balança. Repetir 4 vezes e fazer a media aritmética.

Depois coloca-se na balança eletrônica um erlenmeyer de 50ml .Tara-se a balança com o erlenmeyer e acrescenta-se ate completar 50ml de agua destilada e compara-se com a massa medida na balança. Repetir 4 vezes e fazer a media aritmética.

Coloca-se na balança eletrônica uma proveta de 50ml .Tara-se a balança com a proveta e acrescenta-se ate completar 50ml de agua destilada e compara-se com a massa medida na balança. Repetir 4 vezes e fazer a media aritmética.

Depois coloca-se na balança eletrônica um balão volumétrico de 50ml. Tara-se a balança com o balão volumétrico e acrescenta-se ate completar 50ml de agua destilada e compara-se com a massa medida na balança. Repetir 4 vezes e fazer a media aritmética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com