TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Densidade De sólidos E líquidos

Ensaios: Determinação Da Densidade De sólidos E líquidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Capacidade máxima de medida e erro absoluto de instrumentos:

Foram utilizados: (1) proveta, (1) bureta, (1) pipeta graduada e (1) pipeta volumétrica.Estes mesmos materiais foram analisados para verificar o valor máximo

que pode ser medido com os respectivos instrumentos,e o erro absoluto de cada um.Em seguida foram inseridos estes dados, juntamente com a notação cientifica deles em uma tabela.

2 -Verificação de propagação de erros:

Foram utilizados: (1) proveta de 10ml, (1) bureta de 25 ml, (1) pipeta graduada de 2ml e (1) pipeta graduada de 2ml e (1) béquer 50ml.

Foi adicionada água no béquer e em seguida retirado 2ml com a pipeta volumétrica, 2ml com a pipeta graduada e 4ml com a bureta; este volume foi transferido para a proveta e anotado o valor real que cada material alcançou.

3 - Determinação da densidade de sólidos e líquidos:

Foram utilizados: (1) picnômetro de 25,0ml; (1) pipeta graduada; (1) proveta de 10,0ml; (1) béquer de 50,0ml; água destilada; balança analítica; pregos (de ferros ou de aço); termômetro; tiras de papel higiênico; placa de Petri.

I -O picnômetro foi pesado vazio e anotado seu peso.Em seguida foi medida a temperatura da água em um béquer; a mesma foi transferida para o picnômetro e ele foi pesado novamente.A diferença de peso resultou na massa da água.Como a

densidade da água em cada temperatura foi dada,mediu-se então o volume do picnômetro através da fórmula D = M/V (D=densidade; M=Massa; V=volume).

II - A água foi retirada do picnômetro, e foi adicionado álcool.O recipiente foi pesado e a diferença de peso (o peso do picnômetro vazio – o picnômetro com álcool) resultou na massa do álcool.como já havia sido encontrado o volume do picnômetro,encontrou-se a densidade do álcool.(através da fórmula D=M/V)

III – Pregos foram colocados em uma placa de Petri para serem pesados até que se aproximassem de 5,000g.Com o auxilio de uma pipeta graduada, adicionou-se 5 ml de água na proveta.Em seguida os pregos foram inseridos também e verificou-se a diferença de volume.Com a massa dos pregos e a diferença de volume encontrou-se a densidade do ferro com a mesma fórmula utilizada.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Instrumento Valor máximo

medido Erro absoluto Notação

Proveta 10,00 ml +-0,2 ml 10,00+-0,2 ml

Bureta 25,00 ml +-0,03 ml 25,00+-0,03 ml

Pipeta graduada 2,00ml +-0,05 ml 2,00+-0,05 ml

Pipeta volumétrica 2,00 ml +-0,006 ml 2,00+-0,006 ml

1-Foram encontrados os seguintes dados :

2- Primeiramente foram adicionados na proveta os 2ml da pipeta graduada, e verificou-se uma diferença de 0,1ml a mais.Em seguida foram colocados os outros 2ml da pipeta volumétrica e

logo depois os 4ml da bureta os quais não tiveram nenhuma diferença.Notou-se então que a diferença de volume da pipeta graduada pode ter ocorrido devido a erros na hora da coleta da água.

3- Ao pesar o picnômetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com