TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De Cloreto

Exames: Determinação De Cloreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina

Engenharia Civil-Química aplicada à engenharia

Determinação de cloreto em Areia

Introdução

A areia, um elemento mineral constituído predominantemente por dióxido de silício (SIO2) e pode apresentar variações de granulações e outros elementos que podem alterar suas propriedades, é um material fundamental na construção civil e apresenta vasta aplicação, podendo ser utilizada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação, filtros, permeabilização de vias e pátios, fundações e até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Como citado anteriormente, a areia apresenta variações em sua composição, conseqüentemente, suas propriedades são diferentes, sendo necessário fazer uma seleção do material, a fim de selecionar aquele com as propriedades mais adequadas. Para analisar tais propriedades foram desenvolvidos diversos métodos de verificação, sendo que o foco deste trabalho será o método de Método de Mohr para determinação da concentração de cloreto em areia.

Objetivos gerais

Determinar a concentração de cloreto na areia e determinar sua qualidade através do método desenvolvido por Karl Friedrich Mohr.

Objetivos específicos

Aplicar o método de Mohr para a determinação da quantidade de cloreto na amostra de areia grossa número 3.

Analisar o teor de cloreto obtido no experimento e comparar com o teor definido norma da ABNT-NBR 9917:2009

Determinar para qual tipo de concreto o teor de cloreto da areia analisada se adéqua melhor para a produção do mesmo.

Método

O método utilizado no laboratório é conhecido como método de Mohr ou titulação de Mohr, método foi desenvolvido no século XVII que é um método de volumetria de precipitação que por sua vez, baseia-se em reações com formação de compostos pouco solúveis. O método de Mohr utiliza a solução de nitrato de prata para a análise de cloretos. Neste método, os cloretos são titulados usando-se uma solução padrão de nitrato de prata (AgNO3), usando como indicador o cromato de potássio. O final da reação produz um precipitado marrom-avermelhado de cromato de prata (Ag2CrO4).

Na experiência foi adicionado água deionizada em um Erlenmeyer com areia grossa 3. Em seguida, foi introduzida a solução de Nitrato de Prata. Após isso, determinou-se a pureza da areia grossa 3 e a presença de cloreto sendo 0,143218%.

Resultado e discussões

Podemos notar que a areia grossa 3 e areia grossa 2 que estão no laboratório da UNISUL podem ser usada no concreto armado.

Normas da ABNT (NBR 9.917) e (NBR 14.832):

Tabela: Normas da ABNT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com