TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades Enfrentadas Pelo Assistente Social na Execução de eu Trabalho

Por:   •  30/6/2019  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

2 – O texto nós remete as dificuldades enfrentadas pelo Assistente Social na execução do trabalho, quais são elas?

O texto define que o Serviço Social é uma profissão que “[...] afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento capitalista industrial e da expansão urbana” (IAMAMOTO, 2015, p. 167). Visto isso, a profissão enfrenta os mesmos desafios frente às mudanças impostas pelo sistema capitalista.

No contexto em que o capitalismo busca superar as crises, aumenta sua busca por valorização, o que consequentemente afeta a vida da classe trabalhadora pelas estratégias do trabalho informal, reforma trabalhista e previdenciária, privatizações. Isto é, aumentam as desigualdades e miserabilidade enquanto diminui as formas de enfrentamento.

O Serviço Social, chamado a intervir em situações em que as expressões da questão social são emergentes, necessita dessas ferramentas como as leis trabalhistas, e sumariamente das políticas sociais. Portanto, a diminuição de gastos do Estado com o social em detrimento do econômico representa uma grande dificuldade no seu trabalho.

A abordagem voltada somente para a assistência com programas que resolvem a situação somente a curto prazo como as cestas básicas também representam outro problema enfrentado pela profissão. Que executa uma prática do Estado somente para acalmar a população, lembrando a época da caridade e filantropia.

A desregulamentação dos sindicatos, retira a organização e representatividade dos envolvidos o que portanto também resulta numa dificuldade de atuação do assistente social. Assim como a visão capitalista de  tornar o indivíduo responsável pela sua miséria como se a  situação de desigualdade fosse algo “normal” na sociedade.

Nesse sentido os maiores problemas enfrentados são pelo fato de o Estado ser capitalista e representar os interesses desse setor. Enquanto isso, as políticas sociais (como vem sendo as de seguridade social) estão sendo derrubadas. E assim sem uma das suas principais ferramentas de trabalho (políticas sociais) o Serviço Social fica impossibilitado de trabalhar em prol da classe trabalhadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com