TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de pessoas em uma cadeira de rodas

Artigo: Dificuldades de pessoas em uma cadeira de rodas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

DIFICULDADE DO CADEIRANTE NO SEU DIA A DIA

CLEDIR ROSELAINE GOMES

DIFICULDADE DO CADEIRANTE NO SEU DIA A DIA

Trabalho de pesquisa apresentado a univesidade Norte do Parana – UNOPAR como requisito para obter nota bimestral na disciplina de Fundamentos Teorico _ Metodologicos da Vida Social II.

Profs. Maria Angela Santini, Paulo Aragao, Sergio de Goes Barboza

ERECHIM

2013

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................04

Desenvolvimento...............................................................................................05

Conclusão..........................................................................................................07

Referências........................................................................................................08

INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade que enquadra o homem em escaninhos, em padrões de comportamentos, submetendo-o a valores sociais, morais e religiosos para defini-lo genericamente, facilitando o surgimento de um viver neurótico. Antes de sermos homem ou mulher, somos seres humanos e, como tal, temos sede de liberdade e sede de pertencer. Não importa o que façamos como pensamos ou agimos, sempre haverá algo em nós que causará impacto. Em meio a uma sociedade tão alienada, não podemos simplesmente fechar os olhos e aceitar tudo o que nos é transmitido, devemos lutar por aquilo que acreditamos e defendemos, e tentar assim fazer dessa sociedade alienada, uma sociedade crítica e pensante.

Enquanto a maioria das pessoas busca seguir um padrão de comportamento, aqueles que ousam fugir do convencional acabam por ser alvo de preconceito e marginalização. Diferente todo mundo é, não conheço um ser humano sequer que seja igual ao outro. O difícil mesmo é encontrar gente disposta a expressar, de fato, suas particularidades.

Para aqueles que são considerados "diferentes", essa interdição produz a limitação da possibilidade de compreensão das diferenças ou dos seres rotulados como diferentes. Há um preconceito imenso que nos impede de dar atenção à manifestação de um cadeirante por exemplo, pessoa portadora de deficiência que precisa utilizar uma cadeira de rodas para se locomover. Pensa-se que ela não tem nada de importante a oferecer, o que não é verdade.

DESENVOLVIMENTO

Nem sempre é simples fugir da obviedade! A maioria das pessoas tende a se conformar com aquilo que os outros lhes oferecem, aceitando a vida como ela é e as coisas como elas são. Esta é uma forma perigosa de se pensar, pois na medida em que aceitamos soluções concretas, nosso poder criativo se extingue, dando lugar ao tédio, a uma vida sem sentido. As pessoas que desafiam a imposição de igualdade, tem a coragem de mostrar ao mundo que a originalidade é uma das características mais importante em um ser humano.

Todos comentaram a respeito do episódio ocorrido com o escritor Marcelo Rubens Paiva, o mesmo comunicou pelas redes socias que haviam-no deixado no avião, ele se locomove através de uma cadeira de rodas.

Os cadeirantes não têm aonde reclamar nos aeroportos, e mais uma vez a internet é aliada, pois foi a tecnologia que ajudou o referido escritor a sair de um avião, onde ele foi tratado com desigualdade pelos funcionários da empresa que lhe prestava serviços e esqueceram que ele estava naquele vôo, pelo twitter ele pediu ajuda, infelizmente ele ñ é o primeiro, nem será o último cadeirante a enfrentar transtornos e desrespeito e este é só um exemplo das dificuldades que eles enfrentam.

Morremos cada vez mais para nós mesmos e passamos a viver para o mundo e no mundo do jeito que achamos que o mundo vai nos acolher, nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com