TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que dificuldades AS empresas PESSOA brasileira PARA CONHECIMENTO Criando novo?

Tese: Que dificuldades AS empresas PESSOA brasileira PARA CONHECIMENTO Criando novo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

QUAIS DIFICULDADES AS EMPRESAS BRASILEIRAS ENFRENTAM PARA A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO?

Com o tempo o mundo começou a obter grandes mudanças e gerar muitas informações, nos mostrando que necessitávamos ter novos conhecimentos, na cultura empresarial essas mudanças fazem com que haja impactos diretos nos negócios. As empresas não estão apenas focadas em equipamentos e atividades operacionais, na qual gera lucratividade a elas, mas começam a se voltar também para o capital intelectual. Ou seja, as empresas começam a dar mais importância às pessoas, pois são elas que conseguem atingir seus melhores resultados, como diagnosticar problemas e aperfeiçoar processos internos, fazendo que possamos observar que os equipamentos são apenas coadjuvantes nas operações.

As organizações estão na busca de uma gestão de conhecimento para seus colaboradores, tornando assim um diferencial e uma ótima oportunidade para que as empresas tenham um grande crescimento.

O profissional ele trabalha tanto com a gestão de informações quanto com a gestão de aprendizado e planejamento estratégico, fazendo com que ele busque sempre ferramentas disponíveis para poder gerenciar as organizações e melhorar seus ativos intangíveis, como sua base de conhecimento, sua competência e monitorar o ambiente competitivo.

Hoje no Brasil vem crescendo a figura de gestor de conhecimento, porém ele ainda não é muito bem compreendido no país é vem sendo tratada de forma intuitiva ou é apenas uma preocupação de Recursos Humanos, por ser recente. As empresas Siemens, Petrobrás, Camargo Correa, Coopersucar, entre outras, por exemplo, criaram esse cargo nos últimos dois ou três anos.

As organizações ainda trabalham separadamente, ou seja, seus conhecimentos não são compartilhados e/ou muito menos desenvolvidos, por não haver uma comunicação em seus departamentos e não saberem ouvir seus colaboradores na busca de melhorias internas. Os departamentos hoje querem se manter isolados um dos outros, trabalhando de forma que compitam entre si e deixando de buscar informação, que agregaria valor para todos.

Podemos observar que as empresas precisam fazer com que todos os departamentos sabiam trabalhar juntos, afinal em “conjunto” a empresa terá sucesso com seus resultados. Sem deixar de lembrar, que as empresas devem saber aplicar a gestão do conhecimento pensando nos resultados nos quais eles querem atingir, saber aplicar de forma que seja bem alienada aos negócios e que oriente para seguir os objetivos estratégicos da organização.

REFERENCIA

Artigo: A Gestão de Pessoas Alinhada à Gestão do Conhecimento. Disponível em: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo04.htm.

Artigo: Brasil começa a valorizar Gestão do Conhecimento. Disponível em:

http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2004/187.htm.

Artigo: A importância da gestão do conhecimento. Disponível em: http://revistavocerh.abril.com.br/materia/a-importancia-da-gestao-do-conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com