TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Trabalho Escolar: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório Etapa 1

Responsabilidade Social da empresa

Quando ouvimos falar em responsabilidade social a primeira coisa que nos vem a mente de imediato é o cuidado com a natureza, que na verdade não está errado, no conjunto de responsabilidade social está incluso este fator de cuidar e preservar a natureza buscar novas formas de continuar avançando só que degradando menos nosso ambiente natural, que nos é tão necessário e ao mesmo tempo cuidamos tão pouco, é aprender a valorizar e sim tratar com mais carinho aquilo que nos é dado e não valorizamos.

Mas a responsabilidade social vai mais além do que somente cuidar do verde, é se preocupar e buscar a cada dia, mais melhoras para o ambiente de trabalho com maior qualidade, é ter interesse na coletividade é promover a cidadania. É se dedicar e não fingir somente que se preocupa mas na verdade só quer tirar proveito da situação é preciso ter garra e vontade para mudar e fazer a diferença, pois hoje já se vê muitas empresas com esse conceito e realmente preocupadas com o amanha do planeta e com o amanha da sociedade.

Temos no dia de hoje uma das maiores mudanças já existentes e de grande impacto no mundo todo que é a tecnologia, que trouxe com ela uma infinidade de fatores que facilitam a vida de muitas pessoas em todos os meios e também na produção.

Se tratando de pessoas e o que melhorar que é isso que representa essa responsabilidade também está relacionada com o respeito, justiça, igualdade, busca de um amanha melhor, inclui-se as questões como religiosidade, crenças, preconceitos, diferenças, etc. O fato é que a empresa tem que estar atenta sempre em todas as questões para que possa crescer, ser reconhecida e também tenha um ótimo relacionamento com a sociedade.

O mundo vive uma constante mudança e com ela tudo ao redor também muda, vivemos um tempo de mudança e de muita transformação, temos hoje a facilidade da tecnologia da informação que nos facilita muito mas também ocupa o lugar de muita mão de obra, e também nos dias de hoje já vemos a dificuldade e a escassez de produtos naturais causando uma preocupação e também uma necessidade de reestruturar mecanismos de comunicação e meio ambiente.

As empresas tem um contexto em que deve ser reavaliada sua postura e buscar respostas conforme as demandas sociais por produtos ambientalmente corretos, tenham padrões de inclusão e princípios éticos e que se preocupem com os novos paradigmas políticos.

Por fim creio que a empresa que presa por uma responsabilidade social tem que ter bons princípios, conduta moral correta, consistente naquilo que acredita, ter responsabilidade, compromisso e transparência .

Função social da empresa

A Função social da empresa pode se dizer que é um conjunto de tarefas, direitos e deveres que deve ser estabelecido por quem obtém o poder, o mesmo deve exercer a função de ser responsável pelo cargo, contrato, empresa e outros e fazer valer e exercer sua função e autoridade. Deve ser encarado de forma positiva ter o poder de exercer a lei de acordo com os interesses e necessidades da sociedade, buscando a justiça, igualdade e a solidariedade.

Na constituição de 1988 mudou a visão do direito, capital, propriedade e sociedade, ficando firmada na carta magna a visão de que o capital, a propriedade e seus atributos deveriam trabalhar para o bem geral da sociedade.

Também é falado da função social da propriedade, que nada mais é que preservar o direito quanto a vizinhança, normas urbanas e administrativas, dos códigos de minas, caça, pesca e florestal.

Para falarmos de função social temos três conceitos para serem tratados, empresa, empresário e estabelecimento, a função social da empresa reside em estar em pleno exercício empresarial para criação ou circulação de bens e serviço.

A principal função social é gerar riquezas, manutenção de empregos, pagamentos de impostos, giro do mercado, desenvolvimento tecnológico e gerar lucro, ser responsável por reinvestimentos visando nos empregos e novos investimentos.

Nesse sentindo cabe somente a empresa e ao estabelecimento ser atingida o empresário no entanto é somente quem tem o poder para executa-los.

Não agem da forma correta e conforme o que falamos sobre função social todos aqueles que fazem uso de concorrência desleal, mau uso da natureza e seus benefícios, ignora o fato de ter um ambiente ruim para seus funcionários e clientes, aquele que sonega impostos e é leviano quanto a direção de sua empresa.

Função social da empresa e o novo código civil

O novo código civil em vigor a partir de 11.01.2003 tem sua preocupação redirecionada com a pessoa e seu caráter social. O código civil formal e individualista quando novo passa a ser mais compreensivo visando o valor da pessoa humana com valores éticos, para futuras gerações.

No novo código civil o empresário é denominado a pessoa que exerce uma atividade econômica para produzir bens e serviço. A mudança foi completa não se esquecendo de nenhum elemento, tudo foi incluso no projeto se tratando de sociedades comerciais.

Foi revisto o fato de que apesar de ser sim muito importante a obtenção de lucros é ainda mais importante a função social que é necessária vir antes do que o lucro para sua própria sobrevida.

Foi em meio a muitos não concordarem com a importância do humano que somente em 2003 foi possível essa alteração, as preocupações muitas vezes estão trocadas, as prioridades e o que realmente é necessário, é preciso mudar e rever sempre para que todos tenham sim seus direitos e possam com isso buscar uma vida digna tanto no pessoal como no profissional.

O fato é que por muitos anos tiveram pessoas em trabalhos escravos ganhando míseros tostão sem ninguém para valorizar ou pagar o que era de direito, e com esse novo código as prioridades mudaram, primeiro vem o trabalhador e depois a empresa, tem muito que ser mudado mas com toda a certeza esse já foi um belo avanço.

Para que haja uma concordância a empresa tem que ser consciente com o fato de que o trabalhador é importante para produzir e sem ele não tem como gerar lucros, a empresa e seus funcionários tem que somar e não gerar conflitos.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com