TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Lesgilação

Casos: Direito E Lesgilação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Presidencialismo x Parlamentarismo.

O presidencialismo é um sistema adotado no Brasil, em que o presidente é o chefe de Estado e de Governo, sendo que o presidente exerce o poder de Executivo, enquanto o poder legislativo e judiciário possuem sua autonomia.

O presidencialismo tem por configuração a eleição, que com o voto popular se elege o presidente , sendo que a duração deste mandato é de quatro anos , podendo ser elegido em dois mandatos seguidos , mas depois destes dois mandatos de duração de quatro anos cada, ficando assim na presidência oito anos passando assim a presidência para um outro candidato.

Desde 1822 até nos dia de hoje ,o poder executivo no Brasil é exercido sem interrupção em decisão do magistrado.

O Parlamentarismo é um sistema do governo em que o poder executivo depende do poder direto ou indireto do parlamento, para ser constituído e para governar, pois o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar.

Dentro do parlamento o poder executivo é geralmente do primeiro- ministro. O parlamentarismo tem vantagens diante do presidencialismo , pois é mais flexível, em caso de crise politica, o primeiro – ministro pode ser trocado com rapidez, e no caso do presidencialismo cumpre o seu mandato até o fim ( os quatro anos), mesmo que tenha crises politicas.

Diante do presidencialismo e parlamentarismo nos dias de hoje esses dois sistemas devem trabalhar juntos, pelo qual no presidencialismo o presidente sendo o chefe do Estado e do Governo, e o parlamentarismo dando o suporte para o presidente com o poder direto ou indireto do parlamento.

Nos dias de hoje acho que dever ficar do jeito que esta sendo trabalhado , o presidente sendo o porta voz do Brasil e o parlamento trabalhando claro que juntamente com o presidente para que o Brasil continue crescendo economicamente.

BIBLIOGRAFIA

Acessado em 12/04/2011 , http://www.suapesquisa.com/o_que_e/parlamentarismo.htm

Acessado em 12/04/2011, http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidencialismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com