TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Por:   •  30/4/2015  •  Dissertação  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Disciplina: Direitos Humanos

    Turno: noturno

    Período: 5º

    Docente: Miriam Guindani

    Discente: Taiane G. de Oliveira

                     

Educação em Direitos Humanos como prevenção da violência escolar.

Rio de Janeiro, 2014

Taiane Gonzaga de Oliveira

Educação em direitos humanos como caminho para prevenção da violência escolar

Trabalho referente ao tema “Violências nas escolas”,

Que visa mostrar a contribuição da Educação em Direitos Humanos

 Como caminho para prevenção da violência escolar.

Orientadora: Miriam Guindani

Rio de Janeiro, 2014

Nos últimos tempos, a violência nas escolas tem sido tema causador de grande preocupação para as autoridades e para a sociedade por haver diversos relatos de violência extrema dentro do ambiente escolar. Há violência entre colegas, entre professores e alunos e também contra a própria escola entre outras formas de violência.

Este problema social pode ocorrer por diversas razões: diferenças sociais, culturais etc., problemas pessoais, psicológicos, frustrações, desestrutura familiar, violência em casa.

Uma questão curiosa é que o aumento da violência veio junto com a ampliação dos direitos dos cidadãos e com o estatuto da criança e do adolescente; e a partir disso, as ações têm se resolvido por meio de mediações e conselhos, mas também é necessário que haja punição.

As escolas acabam tomando medidas drásticas de proteção, que na verdade acabam por separá-las da comunidade. É necessário que haja ação em conjunto, que todos os direitos sejam respeitados, liberdade de expressão, e que não exista nenhum tipo de discriminação.

Uma das violências ocorridas nas escolas e que pode ser citada é a discriminação, algo vivido no cotidiano. Neste tipo de violência o sujeito muitas vezes se sente excluído do círculo social; a discriminação pode ser tanto racial quanto física.

A educação em Direitos Humanos é um dos instrumentos mais importantes no combate às violações dos direitos humanos; é de natureza permanente, voltada para a mudança e não para a conservação. Tem como objetivo formar respeito à dignidade humana, promovendo e vivenciando os valores da liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz; o que significa criar pensamentos, comportamentos a partir desses valores, que devem ser transformados em práticas. A intenção da cultura à dignidade humana é uma mudança cultural, que mexa com o que já está fixado na mente das pessoas, ou seja, fazer com que as ideias preconceituosas e de discriminação sejam mudadas, garantindo a não violação dos Direitos Humanos.

Os Direitos Humanos são aqueles direitos considerados fundamentais a todos os seres humanos, sem quaisquer distinções de sexo, nacionalidade, etnia, cor da pele, faixa etária, classe social, profissão, condição de saúde física e mental, opinião política, religião, nível de instrução e julgamento moral. Os Direitos Humanos são naturais e universais; também são fundamentais para a vida com dignidade.

A educação é a trilha para qualquer tipo de mudança social e a educação em direitos humanos é a maneira de conscientizar e sensibilizar as pessoas acerca da relevância do respeito com os sujeitos e na afirmação de seus direitos.

O caminho para a prevenção da violência escolar com base na Educação em Direitos humanos é a mudança; educar para mudar hábitos, pensamentos fixos, para que as diferenças sejam aceitas e contribuir para a formação de uma cultura de respeito ao ser humano, mudando os valores que são embasados nesta sociedade. A dignidade é central no papel educativo, pois o objetivo é atingir a emoção e a razão.

Através da conscientização e criação de um novo pensamento de cidadania é possível trilhar os caminhos para que a violência no ambiente escolar tenha fim. Promovendo processos educativos que despertem a consciência e responsabilidade de cada um, modifica-se atitudes e condutas. Ainda que a Educação em Direitos Humanos não seja obrigação exclusiva da escola, no espaço da educação há um conjunto de oportunidades para propagação de assuntos referentes aos direitos humanos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com