TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão Extração Da Cafeína

Pesquisas Acadêmicas: Discussão Extração Da Cafeína. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 3

Discussões

- O processo de extração da cafeína do chá preto envolve duas extrações: uma sólido-líquido, onde a cafeína é extraída das folhas vegetais, e outra líquido-líquido, onde a cafeína é extraída da fase aquosa.

- O processo de separação com solventes é um método simples empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas solúveis indesejáveis (lavagem). A técnica de extração envolve a separação de um composto, presente na forma de solução ou suspensão em determinado solvente, através da agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substância.

- Na extração sólido-líquido os componentes que estão na fase sólida (chá preto) passam para a fase líquida. A extração sólido-líquido da cafeína é descontínua devido a grande solubilidade, do composto extraído, em água.

- A extração líquido-líquido também é descontínua. Nessa extração as duas fases são líquidos imiscíveis e o composto está distribuído entre os dois solventes. O sucesso da separação depende da diferença de solubilidade do composto nos dois solventes. Nessa extração, despreza-se a camada aquosa e reserva a camada orgânica (mais densa).

- A cafeína é solúvel em água, podendo ser extraída das folhas do chá com água quente. Junto com a cafeína, outros inúmeros composto orgânicos são extraídos, e a mistura destes compostos é o que dá o aroma característico ao chá. No entanto, a presença desta mistura de compostos interfere na etapa de extração da cafeína provocando a formação de emulsão, o que torna difícil a separação das fases orgânica e aquosa. Por isso, a cafeína tem de ser separada desses compostos naturais.

- Na extração sólido-líquido, a cafeína é extraída com uma solução aquosa básica (água + carbonato de cálcio) para neutralizar os taninos ácidos, presentes nas folhas do chá e que também se dissolvem em água quente, aumentando assim o rendimento na extração líquido-líquido.

- Na extração líquido-líquido a cafeína é extraída com porções múltiplas de diclorometano em agitação suave para evitar a formação de emulsão. A maioria das substâncias presentes no chá não é solúvel em diclorometano.

- A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de ponto de ebulição próximos. A destilação simples realizada na prática tinha por objetivo a separação do cloreto de metileno (solvente volátil), que é o destilado, da cafeína (resíduo). Após evaporação total do solvente obteve-se o resíduo esverdeado de cafeína bruta (impura), cuja coloração deve-se a presença de clorofila.

- A recristalização é feita por diferenças de polaridade, dissolvendo o resíduo em tolueno (mais polar) e adicionando algumas gotas de éter de petróleo. A recristalização poderia ser feita utilizando-se acetona.

- O ponto de fusão da cafeína descrito na literatura é 238ºC.

Claudio Romano Química Orgânica UNEb Curso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com