TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbios sensoriais

Tese: Distúrbios sensoriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

1) Faça uma descrição de sintomas histéricos na perspectiva da psicanálise. Destaque TRÊS exemplos de novas configurações histéricas na contemporaneidade. Justifique a resposta.

Distúrbios sensorias (podem afetar os órgãos do sentido) – Altera a visão; diminuição da audição, surdez, etc.

Distúrbios da sensibilidade - Dores localizadas, enxaquecas, anestesias de uma determinada região do corpo, etc.

Paralisias - Pode exitir a hemiplegia histérica, afetando somente o braço e perna do mesmo lado; pode haver uma contratura dos músculos faciais e da língua. A paralisia pode também afetar somente segmentos de um membro, como a mão por exemplo. Podem existir paralisias quanto a funções, por exemplo, andar e manter-se de pé. As paralisias histéricas se distingue das orgâncias por limitarem- se a uma determinada parte do corpo.

2) Relacione os três exemplos descritos na questão de nº. 1, com o “Caso Dora”, a fim de ressaltar as aproximações e/ou diferenças dos sintomas histéricos. Justifique a resposta.

R- A aproximação é que todos esses sintomas estavam relacionados a um recalcamento. Esses distúrbios psíquicos são alterações no curso e na associação de idéias, inibições na atividade da vontade, exagero e repressão dos sentimentos etc, que podem ser resumidos como alterações na distribuição normal, no sistema nervoso, das quantidades estáveis de excitação. Dora apresentava o seguinte quadro sintomático, que piorara bastante desde a sua última consulta com Freud em Viena, tosse nervosa acompanhadas por acessos que duravam de três a cinco semanas, chegando a durar até meses e como resultado dessas crises ficava afônica, sentimento de grande desânimo e uma visível alteração no caráter. Estava insatisfeita com a família e mantinha sempre atitudes inamistosas para com o pai e a mãe. Evitava contatos sociais. Tinha fadigas e falta de concentração. Demonstrava uma tendência psíquica de se matar, que mesmo não levada a sério pelos pais, os abalaram quando Dora escreve uma carta se despedindo de todos. Muita das vezes se via em ataques de perda de consciência seguida de amnésia. Estes sintomas se tornaram os principais traços de sua doença e enfim entrega-se a Freud para tratamento psicoterápico. Esta era Dora quando Freud a conheceu. A histeria de dora se caracterizava como distúrbio de sensibilidade

3) Aponte uma descrição do perfil comportamental dos familiares de “Dora”, e destaque a transgeracionalidade, ou seja, o enlace comportamental entre as gerações. Justifique a resposta.

O circulo familiar de Dora, incluía além dela própria, seus pais e um irmão mais velho. Dora era carinhosamente apegada ao pai, mas já com a mãe tinha uma relação difícil, a filha menosprezava a mãe, criticava-a duramente e se subtraíra por completo de sua influência. O irmão mais velho de Dora era como um exemplo para ela, mas esse entrelaço se tornara mais distante, porque, em discussões familiares, mãe e filho ficavam de um lado e pai e filha do outro. Essa divisão familiar pode ser explicada através do complexo de Édipo. Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.

4) Explique o processo de transferência e contratransferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com