TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento de Araxá

Por:   •  6/10/2016  •  Artigo  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

DOCUMENTO DE ARAXÁ

 Karen Farias

Thays de Souza

Francisca Machado

Luzenir Oliveira

Maria J. Rodrigues

Jainara Pereira

RESUMO

O presente artigo relata sobre o Documento de Araxá, criado a partir do Seminário de Teorização do Serviço Social, promovido pelo do CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercambio de Serviço Social), na estância hidromineral de Araxá (Minas Gerais), entre 19 a 26 de março de 1967. Celebrou com um grupo de 38 (trinta e oito) assistentes sociais para uma semana de estudos sobre Teorização do Serviço Social. Esse seminário se insere dentro de um momento de questionamento por parte do Serviço Social em busca de uma metodologia, mas adequada de inserção ao desenvolvimento. Era uma carta de princípios que orientaria a prática.

Palavras-chave: Teorização, Araxá, Metodologia, Reconceituação.

1 INTRODUÇÃO

A realização do primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social foi no Brasil, com uma tentativa relevante de maneira conjunta e internacional de teorizar a Metodologia do Serviço Social. O Primeiro congresso do serviço social no ano de 1947, que adotou um novo conceito, Com o tema da Metodologia foi também o objeto de estudo pelas escolas se serviço social através das convenções da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social-ABESS.

O Seminário de teorização do serviço social foi promovido pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social), que celebrou com um grupo de 38 (trinta e oito) assistentes sociais para uma semana de estudos sobre Teorização do Serviço Social. Então o encontro aconteceu nos dias 19 e 26 de março de 1967 em Araxá. Esse seminário se insere dentro de um momento de questionamento por parte do Serviço Social em busca de uma metodologia, mas adequada de inserção ao desenvolvimento, Balbina Ottoni (CBCISS, 1967, p. 111), analisando esse momento histórico afirma: “No início dos anos 60, vários fatores levaram assistentes sociais a questionar a natureza e operacionalidade do Serviço Social”.

2 O DOCUMENTO DE ARAXÁ NO ÂMBITO DO SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social na década de 1930, sua evolução o Serviço Social como prática institucionalizada, caracteriza-se pelo desempenho de papéis relacionados com definições manifestadas. Caracteriza-se pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. É necessário um reaproveitamento do Serviço Social em novas linha e teorias e da ação para melhor servia a pessoa humana e a sociedade. Consciência do desenvolvimento vem surgindo do Serviço Social novos papéis da necessidade também da sua reformulação. Esse documento traz que o Serviço Social necessitava de uma nova configuração, a começar pela teorização, sendo assim era preciso que a prática profissional fosse mais pautada em princípios teóricos e em ações que servissem melhor à sociedade brasileira (AGUIAR, 1989).

Apesar do Serviço Social aparente-se como um processo do capitalismo, essa prática no início da década de 1960 passou a trazer grandes questionamentos e inquietações entre alguns profissionais que se apresentava insatisfeitos com as rota que a profissão andava. Foi nesse repensar de alguns assistentes sociais que se começa à luta por uma “nova” configuração da profissão.  Assistentes sociais voltam-se à classe trabalhadora que sendo seu público de acatamento, da década de 1960, em visível conturbação no contexto político, e essa inquietação se fortalece e proporciona momentos importantes e decisivos para a profissão. Nesse período assistente sociais vindo das mais diferenciadas universidades brasileiras reúnem-se e desenvolve o que poderia ser um sinal de uma possível ruptura com o que uma vez posto na época: o Documento de Araxá. Observando que as primeiras práticas estavam junto à Igreja Católica e a Ação Social, várias questões começaram a ser revisada.

O documento ainda desenvolve a respeito da importância da participação popular, que deveria ter consciências dos problemas sociais, para que os mesmos contribuam dessa maneira para o projeto desenvolvimentista institucionalizado pelo governo. No entanto, o Serviço Social, deveria ordenar e apoderar-se de novas metodologias. Essa parte do documento tarada do indaga e a meditação da profissão, que em seguimento de debate e revisão crítica, a respeito à teoria e metodologia da profissão, afim de que seja desenvolvido um novo método que associe as lutas dos segmentos populares, ocasionando a transformação.

A Reconceituação de Araxá nasce num movimento em que houve acontecimentos importantes marcaram vida do Serviço Social Latino Americano, onde nesse período históricos temos o chamado Movimento de Reconceituação do Serviço Social que se situa o Documento de Araxá dentro do movimento.

A respeito às funções que o Serviço Social dispõe bagagens, o documento lista as seguintes: Atuar no processo de criação, nova formulação e adaptação das políticas sociais, favorecendo ao alcance da demanda que dela precise; Proporcionar através do Planejamento do Serviço Social, trazendo a participação popular no processo na criação do planejamento, para obterem conhecimentos da realidade macro; Promover e participar de pesquisas que analisar as políticas estavam sendo adotadas para intervir em certa realidade, gerenciar os serviços sociais; Atuar diretamente ao atendimento direto por meio de trabalho com pessoas ou grupos, acolhendo um recurso corretivo, preventivo e promocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com