TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dragão Carnívoro é Muito Forte.

Pesquisas Acadêmicas: Dragão Carnívoro é Muito Forte.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

SGBD = Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Um SGBD é um software que se encarrega de armazenar, organizar e recuperar informações gravadas em mídia permanente (HD's na maioria dos casos). O SGBD se encarrega de tudo deixando o programador livre para focar seu esforço nas regras de negócio.

Entre as vantagens do SGBD temos :

1 - Facilidade de programação. É muito mais fácil programar com SGBD do que fazer tudo na unha vc mesmo.

2 - Garantia de integridade transacional dos dados (disponível apenas em alguns SGBD's. MySql, por exemplo, não tem isso). Suponha que vc vai atualizar uma tabela de saldos de estoques e uma tabela de movimentação de estoque. Quando gravar o estoque novo na tabela de saldos em que gravar a movimentação correspondente. Se o sistema apresentar falha entre a gravação de uma tabela e a gracação da outra o SGBD garante que ou ambas as tabelas foram atualizadas ou nenhuma das duas. O pior cenário é quando atualiza uma e não a outra.

3 - Garantia de integridade referencial. Suponha que vc tem duas tabelas, uma de pais/responsáveis de alunos e outra de alunos. Na tabela de alunos existe um campo que contém o código do pai gravado na outra tabela. Através da definição de "constraints" o SGBF consegue garantir que nenhum pai poderá ser removido da tabela se ainda tiver filhos cadastrados. Isso garante que nenhum filho vai ficar sem pai (que beleza hein ? Muitos filhos agradecem).

4 - Velocidade mais alta para manipulação dos dados. Através da distribuição da carga de tratamento dos dados entre o computador onde roda o SGBD e o computador onde roda a aplicação, temos um ganho considerável de performance.

5 - Total abstração da camada de armazenamento físico dos dados. O programador não precisa se preocupar em como os dados serão fisicamente gravados nos HD's. Ele não precisa saber quantos HD's são, se a tabela está espalhada entre vários discos, se o dado é gravado em binário, display, etc. Antes dos SGBD's os programadores tinha que se preocupar com todos esses aspectos.

6 - Possibilidade de criação de consultas dinámicas usando uma linguagem de consulta, ou query. Aí estamos diante do padrão SQL que domina o mercado assim como os sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais. Existem outros tipos de bancos de dados.

Essas são apenas algumas das vantagens básicas

1 Comentário

Dayvisson R respondido 7 anos atrás

SGBD até onde eu sei significar Sistema Gerenciador de Banco de Dados. A vantagem de se usar um, é que quando se desenvolve um sistema que necessita de uma base de dados para armazenar informações dos seus usuários, o SGBD vai servir de suporte para o desenvolvedor, analisar, verificar, corrigir, compactar, recuperar, consultar, etc, informações desse banco de dados. É impossível pensar em banco de dados sem um gerenciador que possa fazer com que seja possível manipular os dados, etc.

1 Comentário

Jô Ás - DF respondido 7 anos atrás

Primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com