TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas na Adolescência: Uma Vida em Liberdade

Por:   •  17/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................8 

4 REFERENCIA BIBLIOGRAFICA        9


  1. introdução:

A história do Projeto Kairós (ASSOCIAÇÃO KAIRÓS BRASIL) foi constituída em 24 de agosto de 1994, sem fins lucrativos, de caráter cultural e social, fundada por um grupo de pessoas evangélicas. Os líderes que estão à frente da associação são o Pr. João Batista e sua esposa, Pra. Jane Bispo. Sua missão - Conscientizar e tratar o dependente químico de sua doença através de um programa de recuperação dentro do plano espiritual e de motivação ocupacional, visando à libertação física. O Kairós tem dois endereços, Sede: Estrada A, lote 20, Pessegueiros – Teresópolis e o Escritório: Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 1024, Tijuca – Teresópolis.

A finalidade do Projeto é atender pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo do álcool e outra substancia, visando não só o tratamento, mas a reintegração do indivíduo. As pessoas que buscam tratamento são homens, praticamente de classe média baixa, a maioria casados, com filhos.

Dentro do projeto Kairós – Nova Qualidade de vida existe dois grupos: grupo de Ajuda Familiar e o grupo de Mutua – Ajuda.

O Grupo de Ajuda Familiar é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio de Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesma.

Para isso, realizam-se reuniões quinzenais ás segundas-feiras ás 19h30minh, com o grupo de apoio, durante as quais os pais são informados, esclarecidos e orientados a não aceitar o comportamento agressivo e violento dos mesmos. Essa não aceitação acaba desencadeando no filho a decisão de mudar de atitude. Fixar limites ou metas, semanalmente, com a ajuda e criatividade do grupo é o que dá coragem e condições aos pais, seguindo orientações passo a passo, que os ajuda  a eliminarem a inadequação dos filhos.

Grupo de mutua – Ajuda, tem como objetivo, Conscientizar e tratar o dependente químico de sua doença através de um programa de recuperação dentro do plano corpo-alma-espírito visando à libertação física do uso de drogas e da reformação de seu interior, para descobrir um novo caminho em sua vida, vivendo com qualidade, respeito dignidade e credibilidade. 

Podemos citar também o Pós – Tratamento tem como objetivo, dar continuidade a conscientização e tratamento ao dependente químico de sua doença através de um programa de recuperação dentro do plano espiritual e de motivação ocupacional, visando à liberdade física do uso de drogas e da reforma de seu interior, para descobrir um novo caminho em sua vida, vivendo com qualidade, respeito e credibilidade. O pós-tratamento são para aqueles residentes que completaram o tratamento no Centro de Reabilitação e Cidadania Kairós. O tratamento terapêutico pode ser em grupo ou individual, seguindo uma estrutura de etapas sendo desenvolvidas de acordo com cada um. A proposta de tratamento é em regime ambulatorial e contínuo.

A associação Kairós vida tem como objetivo proporcionar a oportunidade de recuperação de pessoas que sejam dependentes de drogas em geral e demais vícios que bloqueiam a livre vontade da criatura humana, reintegrar à sociedade e à família as pessoas recuperadas, ajudando-as, inclusive, na procura de colocação profissional, no mercado de trabalho, conceder apoio material, psicológico, profissional e médico.

O principal aspecto em relação à adversidade é o consumo de agravos sociais decorrentes do uso abusivo de substâncias que tem sido um problema de saúde pública no país. O objetivo proposto do projeto é conscientizar os residentes do Centro de Reabilitação Kairós, a oportunidade de conhecer através do projeto “Uma vida sem drogas”, atividades que possam trabalhar em defesa do desenvolvimento de valores e aquisição da cidadania, despertar e contribuir com ações que os ajudem a uma nova caminhada em suas vidas, resgatando o amor-próprio, a auto-estima, contribuindo assim, para a melhoria da disciplina em suas rotinas pessoais, e fortalecendo os vínculos familiares.

O envolvimento da equipe se desenvolveu de forma clara e objetiva, a supervisora de campo (assistente social) orientou de como fazer um projeto e colocá-lo em pratica. Com algumas idéias, já em mente, entramos em contato com os profissionais da área e colocamos em prática o projeto de ação. O projeto foi executado na Sede Kairós, uma clínica para dependentes químicos, localizado na Estrada A - lote 20, Pessegueiros na cidade de Teresópolis.


  1. desenvolvimento:

A dependência química é uma doença e considerada como um Transtorno Mental. Os dependentes químicos são vistos como pessoas fracas, de pouca força de vontade, sem bom senso e sem sabedoria. Porem, quando consideramos como uma doença, olharmos sob outra perspectiva: de que se trata de um transtorno em que o portador desse distúrbio perde o controle do uso da substância, e sua vida psíquica, emocional, espiritual, física vão deteriorando gravemente. Nessa situação, a maioria das pessoas precisa de tratamento e de ajuda competente e adequada.

A dependência química está classificada entre os transtornos psiquiátricos, sendo considerada uma doença crônica que pode ser tratada e controlada simultaneamente como doença e como problemas sociais. Por se tratar de uma doença crônica leva a pessoa a uma progressiva mudança de comportamento, gerando uma adaptação a doença, a fim de proteger o uso da droga. Ainda na concepção da dependência química como doença, ela é caracterizada como progressiva, incurável, mas tratável, apesar de problemas significativos para o dependente. É uma doença de evolução própria, que pode levar à insanidade, prisão, morte ou ao tratamento.  É importante que além do tratamento para a dependência química, o indivíduo também tenha acompanhamento clínico para garantir a melhora de sua saúde como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com