TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas na adolescência

Por:   •  29/5/2015  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

                 Drogas na Adolescência: Melhor prevenir do que remediar!

      O uso das drogas na adolescência tem preocupado muito os pais, sobre como lidar com o jovem e como acolhe-lo, já que nesta etapa eles não aceitam orientações facilmente, e se afastam dos pais, preferindo estar com grupos de amigos que se identificam, e se os amigos usam drogas, logo poderá ser influenciado também, como uma forma de aceitação no grupo.

     As famílias dos jovens não são as únicas vitimas nesta historia, já que as conseqüências têm afetado também a sociedade, aumentando o índice de violência, pois os jovens podem cair na criminalidade, pois os mesmos começam a roubar em casa para o sustento do vicio, passam a cometer assaltos que podem resultar em latrocínio, ser presos, mortos por traficantes, ou ate morrer de overdose. Por isso se faz necessárias campanhas que alertem os riscos que trazem as drogas, e a conscientização desde cedo entre a família, a escola, amigos, etc.

    No dia-a-dia, não é fácil ter tempo para sentar e conversar com a família, e isto tem contribuído para o afastamento dos jovens, que vêem na droga uma forma de fuga da realidade e diversão. E quando a família toma conhecimento de que o filho usa drogas, nem sempre a iniciativa é acolher. A família fica revoltada, e isso acarreta ainda mais agressões físicas e verbais. De acordo com Silva (2005), “a forma como as drogas são tratadas pela mídia causa muitas duvidas e temores nas famílias, aumentando, por vezes, suas preocupações e preconceitos”, e isto justifica a reação que os pais têm de revolta ao saberem que o filho usa drogas.

  Os pais devem ficar atentos as relações de amizade que constroem com os filhos, evitando o autoritarismo associado a pouco zelo, a educação deve estar de mãos dadas com o amor, pois esta é uma forma de evitar que o filho se distancie e se envolva com o mundo das drogas. Trata-se de dedicar mais tempo aos filhos, conversar, demonstrar carinho e afeto, criando um laço de amizade que faça com que o jovem se abra mais ao dialogo com a família.

   Quero então ressaltar que o afastamento do jovem pode ser motivado por uma relação familiar conturbada, onde a droga é vista como uma solução mágica que faz desaparecer os problemas, e na realidade não é bem isso, pois as drogas trazem conseqüências graves a vida do adolescente. A família tem uma grande importância na vida do jovem e deve ser exemplo e referência para que ele possa se desenvolver em um ambiente onde não se sinta sozinho, e saiba o caminho certo que deve seguir.

NASCIMENTO, Roseane Rodrigues. Consumo de Drogas na Adolescência.

FIESC/UNIESP, 2013. Disponível em:

MARQUES, Ana Cecília Petta. O adolescente e o consumo de drogas.

NEPAD/UERJ, 2000. Disponível em:

SILVA, Eroy Aparecida da. Drogas na adolescência: Temores e reações dos pais.

Universidade Federal de São Paulo, 2005. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com