TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas uso na adolescencia

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O QUE É CRACK 4

2.2 O CRACK E SUAS DIMENSÕES 4

2.3 AS RESPONSABILIDADES DO PODER PUBLICO/ FAMILIA FRENTE OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DO CRACK 5

2.4 URBANIZAÇÃO X POPULAÇÃO 6

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Sem dúvidas o uso do crack é um problema para toda a sociedade atual, cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, ele está presente em todas as classes sociais e em várias partes do Brasil e do mundo. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma revisão bibliográfica sobre o conhecimento dos profissionais da atenção básica, e assistentes sociais sobre este tema que atinge toda a sociedade direta ou indiretamente.

O crack é um problema que vem crescendo eventualmente dentro da nossa sociedade afetando crianças, adolescentes e adultos, um problema que está matando nossa sociedade. De fato o crack já se alastrou pelo país atingindo sem distinção grandes centros urbanos e cidades do interior.

Existem diversas maneiras de combater esse mal, um dos métodos mais eficiente é sem dúvidas o fortalecimento do vínculo familiar, na sociedade contemporânea a problemática da drogadição transformou-se em uma preocupação mundial, sendo o item de maior causa de problemas nas famílias brasileiras. O consumo de drogas entre os jovens não é um fato recente, pois desde as épocas mais antigas as drogas eram utilizadas por grupos de todas as culturas e religiões para diversos fins, como religiosos, culturais, medicinais, místicos e psicólogos. O uso de drogas se dá na adolescência que é um período de transição no desenvolvimento humano marcada pela passagem da infância para a idade adulta, onde ocorrem significativas transformações nos aspectos físicos, cognitivos e psicossociais que influenciam nos sentimentos, pensamentos e comportamentos dos indivíduos.

Atualmente várias abordagens de tratamento para a dependência de cocaína e crack no Brasil vêm sendo discutidas, porém existem muitas controvérsias sobre qual abordagem demostra maior efetividade na literatura cientifica. Há um consenso de que a dependência de crack exige um tratamento difícil e complexo, por ser uma doença crônica e grave que deverá ser acompanhada por longo tempo. Não existe um único tratamento para eliminar o vício do crack, o dependente precisa ser atendido nas diversas áreas afetadas tais como, familiar, física, mental, questões legais, qualidade de vida e trabalho de estratégias de prevenção de recaídas. (Wikipédia, 2015).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É CRACK

CRACK também chamado de pedra ou rocha, é cocaína solidificada em cristais, o nome inglês crack deriva do seu barulho peculiar ao ser fumado. O crack é a conversão do cloridrato de cocaína para base livre através de sua mistura com bicarbonato de sódio e água. É a forma de cocaína mais viciante e também a mais viciante de todas as drogas, ela oferece uma curta, mas intensa euforia aos fumantes. Considerada uma droga barata o crack surgiu na década de oitenta, em bairros pobres das cidades de Nova Iorque, Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos, no Brasil ela chegou no início da década de noventa, entrando no país através da Colômbia, pelas fronteiras com Acre, Roraima e Amazonas.

Crack é uma droga ilícita, ou seja, uma substancia psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. O crack é um subproduto da cocaína, droga extraída por meios de processos químicos, das folha da coca (Erythroxylum coca), uma planta originária da América do sul. (Pacievitch, 2010).

O crack é geralmente fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC. A pedra, geralmente com menos de uma grama, também pode ser quebrada em pequenos pedaços e misturada a cigarros de tabaco ou maconha, ao aquecer a pedra, ela se funde e vira gás, que depois de inalado é absorvido muito rapidamente pelos alvéolos pulmonares e chega rapidamente a corrente sanguínea. Quando usado em pó, ela leva cerca de 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito, depois de aspirada, a chega do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos em média, é por isso que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente que qualquer outra droga.

2.2 O CRACK E SUAS DIMENSÕES

Sem dúvidas o crack vem disseminando as famílias, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, famílias de classe alta, média e principalmente as famílias de baixa renda, o consumo do crack vem se alastrando pelo país, dos grandes centros urbanos, migrou para cidades pequenas e afastadas, por fim escalou a pirâmide social e chegou as mansões. Da mesma forma com que corrompe e danifica o organismo, com a mesma rapidez, virou a principal droga ilícita tanto em municípios pobres e pouco desenvolvidos quanto em regiões de economia aquecida. Ao longo dos últimos anos o Brasil sofreu um grande aumento do consumo de drogas, porém, infelizmente não houve uma mudança correspondente no vigor das políticas públicas que pudesse minimamente diminuir (minimizar) o impacto.

2.3 AS RESPONSABILIDADES DO PODER PUBLICO/ FAMILIA FRENTE OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DO CRACK

O Crack hoje é a droga ilícita mais presente nos municípios do Brasil, os municípios estão completamente sem assistência no que se refere ao combate ao crack e outras drogas, não há leitos públicos destinados aos dependentes, não há recursos públicos específicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com