TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AQUECIMENTO GLOBAL

Tese: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AQUECIMENTO GLOBAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  3.954 Palavras (16 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 16

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AQUECIMENTO GLOBAL.

Ivan de Souza Carneiro Neto

Graduando em Engenharia florestal UFRB

Ivan_carneironeto@hotmail.com

Resumo

Educação ambiental, aquecimento global. O artigo " Educação ambiental, aquecimento global " apresenta um ponto de vista crítico sobre as políticas públicas, onde foram feitas pesquisas de diferentes pontos de vista de diferentes autores para que se pudessem fazer algumas afirmações e foram expostos dados que demostram a veracidade do aquecimento global.

Embora o artigo não contenha a solução do problema global, ele busca por meio do conhecimento conscientizar para que se possam ter bons hábitos ambientais.

Palavras-chave: Educação ambiental, aquecimento global.

Abstract

Environmental education, global warming. The article "Environmental education, global warming" presents a critical view on public policy, where research was done from different points of view of different authors so that they could make some claims were exposed data that demonstrate the veracity of global warming.

Although the article does not contain the solution of the global problem, he seeks to raise awareness through knowledge so that we can have good environmental habits.

Keywords: Environmental education, global warming.

O aquecimento global tão comentado em qualquer parte do mundo foi citado pela primeira vez em 1975, pelo Geoquímico Wallace Broecker no periódico Science intitulado “Climatic Change: Are We on the Brink of a Pronounced Global Warming?”. Antes desta publicação era chamado de mudança inadvertida do clima e nessa época não havia conhecimento o bastante para afirmar que o homem poderia ser um causador da mudança climática.

O termo mudança inadvertida do clima foi abandonado em 1979, quando a NASA revelou a função do dióxido de carbono na atmosfera.

Para entender o que é aquecimento global falarei sobre um fenômeno natural que acontece na atmosfera terrestre: o efeito estufa.

Efeito estufa é um mecanismo natural do planeta Terra que possibilita a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente. Gases de efeito estufa tem como propriedade física, refletir as radiações de onda longa, mantendo na atmosfera terrestre.

Analisando esse conceito de Efeito estufa, vemos que é algo extremamente importante para a vida na Terra como ela é, porém o problema é a sua intensificação que se dá pela alta concentração de gases de efeito estufa que são: Dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), perfluorcarbonetos (PFC's ), hexafluoreto de Enxofre (SF6), clorofluorcarbonetos (CFCs), Hidrofluorcarboneto (HFC) e também o vapor de água. Cada gás desses é resultado de uma ação humana.

• Dióxido de carbono é resultado de queima de combustíveis fósseis, usados por meios de transporte, indústrias e na geração de energia elétrica. Dióxido de carbono também é resultado da queima de áreas com vegetadas que ao queimar produzem dióxido de carbono, essas áreas deixam de absorver da atmosfera. Sua permanência na atmosfera é de 50 e 200 anos, sua concentração na atmosfera do planeta passou de 280 ppm no período pré-industrial para 379 ppm em 2005 de acordo com IPCC (FONTE), o dióxido de carbono contribui com 60% do efeito estufa no planeta.

• Metano é resultado de: Erupções através de vulcões de lava e falhas geológicas, decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos, fontes naturais ex: pântanos, extração de combustível mineral, processo de digestão de animais herbívoros ex: vacas, carnívoros, onívoros, bactérias. Em áreas que serão inundadas para servir de reservatório para hidrelétricas, terão que retirar toda vegetação, para que posteriormente bactérias não se proliferem e essas bactérias ao decompor a matéria orgânica produzem metano por anos. Sua permanência na atmosfera é de até 20 anos, concentração na atmosfera passou de 715 ppb no período pré-industrial para 1732 ppb no início dos anos 1990 e chegou a 1774 ppb em 2005 de acordo com IPCC (FONTE), o metano contribui com cerca de 15% do efeito estufa do planeta, seu potencial de aquecimento global é 25 vezes maior do que o do dióxido de carbono.

• Oxido nitroso é resultado da desnitrificação e nitrificação, são processos biogênicos que produzem N2O e NO. O N2O contribui para o aquecimento global e para destruição do ozônio na estratosfera. A conversão de florestas em pastagens aumenta a disponibilidade imediata de N no solo graças à rápida mineralização provocada pelo fogo. As pastagens novas liberam quantidades significativas de N2O, dependendo do referido aumento na disponibilidade de N para os microrganismos desnitrificadores. Sua permanência na atmosfera em média 125 anos, sua concentração foi de 270 ppb no período pré-industrial para 319 ppb em 2005 de acordo com IPCC (FONTE), o oxido nitroso contribui com cerca de 5% do efeito estufa do planeta, seu potencial de aquecimento global é 250 vezes maior do que o do dióxido de carbono.

• Perfluorcarbonetos usados na produção de equipamentos eletrônicos ou são emitidos como subprodutos da produção do alumínio primário, esses gases sintéticos tem alto potencial de aquecimento global, podendo chegar a índices entre 6.500 e 9.200 vezes superiores ao do dióxido de carbono.

• Vapor d'água é o maior agente natural do efeito estufa no planeta. Apesar de ser liberado por algumas atividades produtivas, as atividades humanas tem pouca influência sobre a quantidade de vapor na atmosfera, que varia com a temperatura de cada região, sendo mais abundante em zonas mais quentes. O aumento da temperatura do planeta pode levar à elevação do vapor liberado pelas fontes hídricas e aumentar a contribuição desse gás para o efeito estufa. Essa contribuição é mínima atualmente e a permanência do vapor na atmosfera não passa de alguns dias.

Todos esses gases que se concentram na atmosfera terrestre colaboram para a intensificação do efeito estufa (fenômeno natural), causando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com