TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENCRUZILHADA

Trabalho Escolar: ENCRUZILHADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

1. A mundialização financeira teve um papel integrador, principalmente entre os países da Tríade (Estados Unidos, Europa e Japão), fazendo com que crescesse o sistema de intercâmbio entre os países. Como resultado da mundialização, podemos citar:

a. a crescente marginalização dos países não pertencentes à Tríade.

b. a redução do comércio intracorporativo.

c. a implantação do sistema de vantagem corporativa com ganhos comerciais, favorecendo países em processo de desenvolvimento.

d. a implantação do sistema de vantagem corporativa com ganhos tecnológicos, favorecendo países em processo de desenvolvimento.

e. a implantação do sistema de vantagem corporativa com ganhos financeiros, favorecendo países em processo de desenvolvimento.

1 pontos

Pergunta 2

1. (Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir relacionando-as à moderna divisão internacional do trabalho.

I. Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

II. Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.

III. Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

IV. Empresas multinacionais têm se utilizado de vasta mão de obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

a. F, V, V, V.

b. F, F, V, V.

c. V, F, V, V.

d. V, V, F, F.

e. V, V, V, V.

1 pontos

Pergunta 3

1. A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1994 e tem como objetivo a construção de uma nova ordem mundial, ordem essa que começou a ser delineada ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação do FMI, do Banco Mundial e das Nações Unidas. É função da OMC:

a. ajudar os países a proteger seus mercados da concorrência estrangeira, de modo a propiciar o desenvolvimento social, sobretudo em países periféricos.

b. estabelecer políticas protecionistas para o fluxo comercial entre os países, com objetivo de construir uma ordem justa para o comércio mundial.

c. promover rodadas de negociação comercial entre países que habitualmente não costumam estabelecer trocas comerciais.

d. gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional e supervisionar a adoção e implementação de acordos.

e. incentivar a adoção do liberalismo comercial e promover a baixa de tarifas comerciais até que elas deixem de existir.

1 pontos

Pergunta 4

1. Na mundialização financeira, as instituições e os mercados financeiros têm mostrado uma força independente perante os Estados. São tratados como verdadeiras indústrias financeiras, devendo gerar resultados como as empresas de outros setores da economia. Isso está ocorrendo porque:

a. foram criadas novas formas de regulamentação e de controle.

b. o setor financeiro vem sendo reduzido no decorrer do tempo.

c. as aplicações financeiras são feitas exclusivamente nos países de origem.

d. o mercado de câmbio só trata das operações comerciais.

e. foram eliminadas as regulamentações e controles sobre a movimentação do capital.

1 pontos

Pergunta 5

1. Em relação à globalização, pode-se dizer que ela se caracteriza pela:

I. Expansão da economia norte-americana pelo mundo, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais.

II. Busca de condições comerciais mais justas, especialmente quando envolvidas nações em desenvolvimento.

III. Aceleração das transações econômicas, envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais.

Com relação a essas afirmativas:

a. todas estão incorretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com