TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM CONTROLADOR

Projeto de pesquisa: ENTREVISTA COM CONTROLADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Professor Presencial: Amarildo Guimarães

Ciências Contábeis

8º Semestre

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

ENTREVISTA COM CONTROLLER

As perguntas abaixo foram respondidas pelo Sr.º Kleber Venâncio – Controller da empresa Termoeste S/A Construções e Instalações

Qual a missão da controladoria na sua empresa?

Resposta: O papel da controladoria como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para os gestores que auxiliam na tomada de decisões.

Quais as principais funções de um controller?

Resposta: Tem como finalidade conhecer todo o ramo com um foco mais abrangente em fiscal e custos porque a controladoria visa resultados futuros. Budget é um termo comum na controladoria geralmente nos meses de julho e agosto é iniciada os planejamentos do próximo ano, com experiência na área a minha fonte conclui que a principal função do controller é fazer com que os valores reais (contábil) seja “traduzido” a toda empresa, um exemplo que ele nos deu foi que se uma empresa faz a compra de uma matéria prima o valor real em estoque é o valor total menos os impostos a recuperar e a área de vendas não conhece esses valores por não saber então uma das obrigações do controller é fazer com que os outros departamentos com um foco mais especifico como o departamento de vendas e suprimentos entenda que os valores que eles tem não são reais conforme o departamento de contabilidade.

Quais os maiores desafios da profissão?

Resposta: As exigências para evoluir na profissão de Controller passam por algumas reformulações em função do aumento da complexidade organizacional das empresas. É necessário que o profissional de hoje domine novos requisitos, mas que não pertencem especificamente ao campo de sua formação técnica. Dessa forma, segue abaixo levantamento feito sobre os principais requisitos do profissional de Controladoria e que estão sendo atualmente demandados pelas empresas. O levantamento conta também com dados sobre o mercado para Controllers, além de informações sobre o MBA Controller da FIPECAFI.

.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Resposta:A empresa deverá buscar o máximo de informações sobre o segmento e por meio delas desenvolver um planejamento para a abertura de seu novo setor, ter um sistema de informação onde os números contabilizados sejam corretos, ter um sistema que funcione para atender toda a demanda dessa área especifica.

A importância da Auditoria interna nas Organizações

A auditoria interna passou a ser um instrumento amplo controle para os administradores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos. O objetivo deste trabalho é demonstrar quais são os tipos de ferramentas que a auditoria interna possui para ajudar os gestores para tomada de decisão. A problemática é que conforme as organizações estão se expandindo economicamente, seus administradores necessitam do auxílio da auditoria interna para captação de informações confiáveis de sua situação patrimonial e financeira. A metodologia a será elaborada através de pesquisa bibliográfica de livros do ramo da auditoria, sites relacionados com artigos científicos de auditoria interna e revistas da área contábil.

COMO IMPLANTAR O DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA EM UMA EMPRESA

A implantação do departamento de Controladoria em uma empresa, deve-se partir da análise do ambiente e como os dados são coletados. Após analise das informações a Controladoria poderá planejar como controlar as informações (estratégicas, operacionais, financeiras e econômicas), para que se haja possibilidade de agilizar a tomada de decisões pelos gestores da empresa.

Diagnóstico sobre a empresa

A Termoeste S/A Construção e Instalações é uma empresa do ramo da construção civil, que produz obra como Edifício, prédio Publico, condomínios, sua sede se encontra situada no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) , porém existe outras filiais como por exemplo em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Estrutura do Sistema contábil

O sistema contábil de uma empresa deve estar estruturado de modo a propiciar uma informação fidedigna, oportuna, ágil e comparável, bem como oferecer condições de projetar dados futuros em vários cenários empresariais.

Estrutura do Sistema Contábil Gerencial

Contabilidade Gerencial, pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanço etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com