TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTOS E APARELHAGENS

Tese: EQUIPAMENTOS E APARELHAGENS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CARTARINA

AULA LABORATORIAL

EQUIPAMENTOS E APARELHAGENS

Palhoça

2011

A seguir serão apresentados alguns dos equipamentos utilizados no laboratório.

Becher - Copo de vidro de tamanha variado utilizado para aquecer e cristalizar substâncias, recolher filtrados, misturar reagentes, transferência de líquidos, realizar reações químicas entre outras aplicações. Pode ser aquecido diretamente com o uso de tripé e tela de amianto, em banho-maria ou banho de óleo.

Balão Volumétrico - É um balão de fundo chato e gargalo comprido, calibrado para conter determinado volume de líquido, que é indicado por um traço de referência presente no gargalo. Ao ajustar o volume, a tangente inferior do menisco deve coincidir com o traço de referência. É utilizado no preparo de soluções.

Erlenmeyer - Recipiente de vidro utilizado principalmente em titulações, devido a sua forma que facilita a agitação sem que ocorra perda do líquido. Também pode ser utilizado para a realização de reações químicas, mistura de reagentes, transferência e aquecimento de líquidos.

Proveta - É utilizada para medir volumes líquidos sem grande precisão.

Bureta - É colocado na vertical com a ajuda de um suporte, contendo uma escala graduada rigorosa, geralmente em cm3 (mL). Possui na extremidade inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulação de soluções.

Kitassato - É normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. É utilizado para verificar a presença de umidade em gases. O gás a ser filtrado é injetado dentro da câmara do Kitassato através de uma mangueira de teflon (a passagem superior deve ser fechada com uma rolha) e uma segunda mangueira é colocada na saída lateral do recipiente.

Vidro Relógio - É utilizado na pesagem direta de reagentes.

Pipeta Graduada - É um tubo de vidro alongado que serve para efetuar medições de volumes líquidos.

Pipeta Volumétrica - É utilizada na medição precisa de volumes de líquidos. Possui na parte superior uma marca que indica até onde devemos preencher a pipeta para obter o volume exato.

Termômetro - É utilizado para medir a temperatura de líquidos, possuindo ampla faixa de medidas que pode variar de temperaturas positivas à negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com