TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eclampsia E Cuidados médicos

Artigo: Eclampsia E Cuidados médicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

No cenário atual, observa-se que o aborto vem sendo uma questão polêmica no contexto brasileiro, especialmente no momento de crise econômica, em que ocorre decréscimo do índice de natalidade e aumento exorbitante do número de eclampsias. Os motivos determinantes sociais da pré-eclâmpsia são envoltos em variáveis, onde o custo cada vez mais alto da educação, o baixo poder aquisitivo e a baixa renda são justificações cada vez mais comuns para esta problemática de ordem social e até mesmo cultura.

Quando se trata da saúde da mulher, necessita-se de uma atenção especial diante de inúmeras conseqüências a fatores de risco que a mesma apresenta, ou seja, como a mulher no contexto social está apta a diversos níveis de vulnerabilidade relacionada à sua saúde. É imprescindível refletir as desigualdades sociais em saúde das mulheres entre a classe rica quanto à pobre, dando preferência a um melhor atendimento na classe feminina desfavorecida.

Apesar das políticas de assistência a mulher garantir o acesso ao planejamento familiar e à informação, observa-se que a eclampsia apresenta uma taxa relevante, que pode se tornar um problema de saúde pública ainda maior. Por ser um problema de saúde pública e polêmico, sua solução é um desafio que deve direcionar ações urgentes no processo de descriminalização para que ocorra uma assistência humanizada e assim diminuindo o índice de mortalidade materna.

A assistência prestada na maioria das vezes vem acompanhada de preconceito, e muitas mulheres não encontram no serviço de saúde alguém para ouvi-las sem fazer julgamentos, aumentando o sofrimento e o sentimento de culpa que já existe pelo fato de ter provocado a interrupção da gestação.

O interesse pelo tema surgiu a partir do momento que uma pessoa próxima tinha vivenciado essa situação, então pude observar com outros olhos a mulher que estava passando pela circunstância, refletindo como a mesma deveria estar sofrendo psicologicamente por estar em situação de eclampsia de forma traumática.

2 METODOLOGIA

Para a consecução do projeto de desenvolvimento deste trabalho foi efetuada uma revisão bibliográfica de caráter exploratória qualitativa à mulher em situação de eclâmpsia no Brasil. Segundo Martinell (2004) a pesquisa bibliográfica tem por objetivo entender e conhecer sobre um problema através de publicações já mencionadas, com a finalidade de colher informações e conhecimento acerca dessa problemática, visando, compreendendo e refletindo sobre contribuições culturais e cientificas anteriormente mencionadas, e assim buscando respostas para esse tema.

O presente trabalho apresenta uma revisão dessas questões, a partir da revisão bibliográfica. Utilizando a pesquisa de livros e sites de pesquisas por esse motivo, trata-se de uma metodologia que buscou apresentar as teorias e os conceitos publicados em livros artigos no site SCIELO, BIREME, a partir dos quais foram levantados e discutidos conhecimentos disponíveis na área, identificando, analisando e avaliando sua contribuição para auxiliar e compreender o objeto de investigação.

Os dados foram recolhidos no período de 2004 a 2014, e utilizados como fonte de dados os manuais do Ministério da Saúde, os artigos científicos disponíveis no Scielo, Lillacs, Bireme, google acadêmico, e consultas em livros. Para executar essa busca, usaram-se como descritores que se identificam com o tema proposto: Serviço Social- eclampsia – assistência – politicas públicas de saúde.

Foi realizada através de uma leitura antecipada dos artigos selecionados, com posterior avaliação e análise dos dados, e então foram classificados conforme os temas abordados, uma vez que esse método é um bom instrumento para realização da leitura e compreensão sobre o assunto. Após exaustiva leitura e explicação inicial, os textos foram considerados conforme afinidades dos temas abordados. Após a leitura dos artigos escolhidos, prosseguiu-se com analise e apreciação dos mesmos. A organização das informações foi realizada com concordância da finalidade exposta.

QUESTÃO PROBLEMÁTICA

Qual o papel do Assistente Social na assistência à mulher em situação de pré-eclâmpsia no Brasil?

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar o papel do Serviço Social no enfrentamento à mulher em situação de pré-eclâmpsia na contemporaneidade.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Conceituar pré-eclâmpsia.

b) Abordar os determinantes sociais que envolvem a pré-eclâmpsia na contemporaneidade

c) Abordar sobre a contribuição do Serviço Social no enfrentamento à mulher em situação de pré-eclâmpsia.

5 REVISÃO DA LITERATURA

5.1 PRÉ-ECLAMPSIA: CONCEITO

Rodrigues (2007) discorre que a pré-eclâmpsia é um quadro preocupante e perigoso que ocorre à mulher durante e após a gravidez, e quando não identificada ou tratada precocemente pode gerar sérias complicações ou fatais em alguns casos, agravando tanto a saúde da mãe quanto a do bebê, que geralmente é provocada em mulheres com mãos de 35 anos de idade, na primeira gravidez, histórico familiar de diabetes ou até mesmo em gravidez de gêmeos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pré-eclâmpsia ou eclampsia hoje é o maior índice de morte materna, incluindo a equipe médica, todo o cuidado é pouco para que o bebê não corra risco antes o parto ocorrer. É discutível pela OMS (Organização Mundial da Saúde) as causas e os sintomas associada a essa enfermidade, já que age silenciosamente e até então é desconhecida.

Dias et al (2013) a pré-eclâmpsia é compreendida como doenças hipertensivas na gravidez, destacada em três fases: a gestacional, crônica e a crônica superposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com