TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Ensaios: Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

1- CONCEITO

Economia: É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade. Exemplos: O consumo dos EUA já representou cerca de 1/5 do consumo total do mundo. Se todos os países tivessem a mesma capacidade de consumo, haveriam recursos ou fatores de produção suficientes para todos??? Ainda que as necessidades humanas fossem restringidas a um único produto, seria possível satisfazê-la??? Obviamente isso não seria possível.

1- CONCEITO

Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

Exemplos: O consumo dos EUA já representou cerca de 1/5 do consumo total do mundo. Se todos os países tivessem a mesma capacidade de consumo, haveriam recursos ou fatores de produção suficientes para todos???

Ainda que as necessidades humanas fossem restringidas a um único produto, seria possível satisfazê-la??? Obviamente isso não seria possível.

2- ECONOMIA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

Economia e Política: São áreas muito interligadas, tornando-se difícil estabelecer uma relação de casualidade entre elas. A estrutura política se encontra muitas vezes subordinadas ao poder econômico. Exemplos: poder econômico dos latifundiários, poder dos oligopólios e monopólios, poder das corporações estatais.

Economia e História: A pesquisa histórica é extremamente útil e necessária para Economia, pois ela facilita a compreensão do presente e ajuda nas previsões para o futuro com base nos fatos do passado. As guerras e revoluções, por exemplo, alteraram o comportamento e a evolução da Economia.

2- ECONOMIA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

Economia e Geografia: A Geografia não é o simples registro de acidentes Geográficos e climáticos. Ela nos permite avaliar fatores muito úteis à análise econômica, como as condições geoeconômicas dos mercados, a concentração espacial dos fatores produtivos, a localização de empresas e a composição setorial da atividade econômica.

Economia, Moral, Justiça e Filosofia: Na pré-economia, antes da Revolução Industrial do século XVIII, que corresponde ao período da Idade Média, a atividade econômica era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e Ética. A Economia era orientada por princípios morais e de justiça.

3- MICRO E MACROECONOMIA

O estudo da economia é dividido entre a Micro e a Macroeconomia. A Microeconomia tem por finalidade estudar as relações existentes entre os agentes ativos: famílias e empresas. Esse estudo normalmente ocorre em mercados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com