TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Casos: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios nº 1

1) Dê 3 exemplos de tradeoffs importantes com os quais Dê 3 exemplos de tradeoffs importantes com os quais você se depara em sua vida diária.

Tradeoffs é uma situação em que há conflito de escolha.

Exemplos:

A) Deixar de ir para uma festa na sexta-feira para ficar estudando microeconomia;

B) Deixar de comprar roupas para colocar gasolina no carro;

C) Deixar de ficar dormindo até mais tarde um pouco para ir à academia.

2) Qual o custo de oportunidade de se fazer uma faculdade?

Quando se pensa em “custo” de algo, como assistir a um filme, normalmente se pensa em quanto dinheiro se tem que desembolsar para deslocar-se até o cinema e comprar o ingresso.

É preciso pensar “além do valor” desembolsado para determinada atividade, e considerar o chamado “custo de oportunidade”.

O “custo de oportunidade” está sempre presente nas decisões importantes da vida. Um exemplo: decidir por pagar uma “faculdade” ou comprar um carro. É preciso considerar que, no “momento presente da decisão”, quem abrir mão da faculdade provavelmente terá menos dinheiro depois para poder pagar o curso. E quem abrir mão do carro terá que andar de ônibus ou bicicleta. Se pensarmos apenas nesse momento “presente”, fica complicada a decisão.

Mas quando se reconhece que essa decisão de agora levará a novos “custos de oportunidade” no futuro, a questão facilita: no futuro, para ocupar um emprego que “pague melhor”, o contratante levará em conta o “custo de oportunidade” entre contratar alguém com faculdade ou alguém sem faculdade. E provavelmente irá optar por quem tem o diploma. Portanto, voltando ao exemplo dos jovens, no momento de decidirem entre o “carro ou a faculdade”, devem considerar que, “depois da faculdade”, poderão comprar um carro muito melhor. Então no futuro, quem optou pela faculdade terá maior conhecimento, melhor emprego e melhor carro do que o outro, e nesse caso não se poderá falar de “injustiça social”, mas de uma melhor visão de “custo econômico da decisão”.

3) A água é fundamental à vida. O benefício marginal de um copo de água é grande ou pequeno?

A água é fundamental, mas o beneficio marginal, de um copo de água é pequeno, pois existe água em abundância.

4) Por que os formuladores de políticas públicas devem pensar em incentivos?

Porque politicas alteram os custos e benefícios para as pessoas ou mudam a forma como os indivíduos valiam estes custos e benefícios. Assim, quando formuladores de politicas deixam de considerar que politicas podem alterar incentivos ele podem gerar consequências indesejadas.

5) Por que o comércio entre nações é diferente de um jogo em que alguns ganham e outros perdem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com