TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Monografias: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  1.691 Visualizações

Página 1 de 13

MBA em Gestão Empresarial

Disciplina: Economia Empresarial – Prof. Washington Luiz Ferreira

Turma 13 – Resende – Outubro/2013

Grupo: Carla Vargas Ferracini

Marcelo Balieiro

Marcelo Pereira de Souza

Marcus Pereira de Souza

Vanessa Moises Calixto Afrange

Exercícios

I. Mecanismo de mercado

1. Cite os principais elementos que influenciam a oferta e explique de que forma tais elementos atuam sobre ela.

A oferta é influenciada pelo preço do bem, custo de produção, tecnologia, concorrência, clima, preço de outros bens produzidos pela empresa e oferta de fatores de produção. Podemos dizer que a quantidade ofertada de um produto é função do preço desse produto, e dos demais fatores citados. Assim, quando o preço do bem aumenta, a quantidade ofertada também aumenta, e vice-versa. Se o custo de produção aumentar, a oferta diminui, mas se ele diminuir, a oferta aumenta. A adoção de tecnologia gera aumento de produção, logo, aumento da oferta. O número de empresas no mercado (concorrência) influencia na oferta porque quanto maior o número de empresas no mercado, maior a quantidade ofertada de produtos. O clima influencia principalmente na produção agrícola, e se ele for desfavorável à produção de determinado bem, sua oferta diminuirá. Finalmente, se oferta de fatores de produção aumenta, há aumento da produção, e consequentemente, da oferta.

2. Cite osprincipais elementos que influenciam a demanda e explique de que forma tais elementos atuam sobre ela.

A demanda é influenciada pelo preço do bem, gostos, preferências e hábitos do consumidor, renda do consumidor, preços dos bens substitutos, preços dos bens complementares, propaganda, clima, tamanho da população. Podemos dizer que a quantidade ofertada de um produto é função de seu preço e dos demais fatores citados. O preço do bem e a quantidade demandada são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior o preço do bem, menor a quantidade demandada. Os gostos, preferências e hábitos do consumidor influenciam diretamente na quantidade demandada dos produtos. Com relação à renda, se ela cresce, a demanda tende a aumentar. Se ela decresce, a demanda diminui. Os bens substitutos são aqueles em que seu consumo substitui o de outro bem. Assim, se houver aumento de preço de um bem, sua demanda deve diminuir, e a demanda pelo substituto, aumentar. Quanto aos bens complementares, se há diminuição da demanda de um, consequentemente a demanda do outro também diminuirá. A propaganda influencia nas preferências do consumidor, e assim, na demanda. O clima pode influenciar na demanda de produtos sazonais, como protetores solares no verão, e agasalhos no inverno. Finalmente, o tamanho da população influencia na demanda total, por exemplo, onde a população tende a crescer, a demandapor alimentos também deve aumentar.

3. Explique qual a diferença entre variação da demanda e variação da quantidade demandada.

Demanda é a curva da função do preço de um bem pela quantidade demandada, enquanto que a quantidade demandada é um determinado ponto desta curva. Assim, a variação da demanda é representada por um deslocamento da curva de demanda, e a variação da quantidade demandada, um deslocamento de pontos dentro da mesma curva.

4. A propaganda cria novas demandas ou apenas desloca demandas já existentes?

A propaganda não cria novas demandas, mas ela é capaz de influenciar na opinião do consumidor, de maneira a aumentar a quantidade demandada de um produto num mesmo preço, ou seja, deslocando a curva de demanda.

5. Partindo de uma situação de equilíbrio, utilize os mecanismos de oferta e demanda para explicar o que aconteceria no mercado de beterrabas caso se descobrisse que ela cura o câncer.

Descobrindo-se que a beterraba cura o câncer, a demanda por beterrabas aumentaria significativamente, deslocando a curva de demanda para a direita. A oferta não se alteraria tão rapidamente, devido ao seu tempo mínimo de produção agrícola. Então, haveria um deslocamento do ponto de equilíbrio, levando a um preço mais alto das beterrabas.

6. Um aumento na renda da população pode causar diminuição na procura de algum bem? (Comente e dê exemplos)

Quando a renda dapopulação cresce, as pessoas ficam mais ricas, e desejam aumentar seu padrão de consumo, demandando maiores quantidades de bens. Contudo, ao aumentar o padrão de consumo, as pessoas buscam produtos mais refinados, destinados às classes mais altas da população, e não mais aqueles produtos mais baratos, direcionados às classes mais baixas. Tomando como exemplo sabonetes, as pessoas deixarão de usar o sabonete “Gessy”, mais barato, e passarão a utilizar o sabonete “Dove”, mais caro e refinado. Assim, a demanda pelo Dove aumentará, e pelo Gessy, diminuirá.

7. Se houver um aumento da renda da população o que deverá ocorrer com a demanda por um produto se este for um bem inferior?

A demanda deve diminuir, pois a população aumentará seu padrão de consumo e demandará bens superiores.

8. Comente sobre o que deverá ocorrer com a demanda de um bem, se o mercado estiver inicialmente em equilíbrio e ocorrer um aumento no preço de um bem substituto e a oferta se mantiver inalterada.

Se o preço de um bem substituto aumenta, a tendência é que a demanda pelo outro bem, de preço inferior, aumente. A curva de demanda então sofre um deslocamento para a direita, e, mantendo-se a oferta inalterada, o equilíbrio também se desloca, de forma a alcançar um preço mais alto. Ou seja, quando o preço de um bem aumenta, a tendência é que o preço de seu substituto aumente também.

9. O quedeverá ocorrer com a quantidade demandada de um bem se sua elasticidade-preço da procura for igual a 2 e seu preço aumentar 20%?

Epd=2

P=0,2

Qd=0,4

A quantidade demandada deve diminuir 40%.

10. Que fatores influenciam na elasticidade-preço da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com