TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Artigo: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

A economia provavelmente apareceu no século XVII, na época a economia era considerada uma ciencia da administração da comunidade domestica, sua etimologia vem do grego oikonomia (casa da lei). As questões economicas passaram então a ter maior importância com o passar do tempo e a assumir mais funções. Hoje a economia é uma questão ampla pois é utilizado na sociedade em diversos papéis, ela nos ajuda a compreender o sistema socio-economico que temos e também como prevenir e tentar resolver problemas consantes como desemprego e inflação.

No periodo neoclassico temos dois pensadores de grande importância que propuseram novas definições para a economia. Nos anos 1930 temos Lionel Robbins que relaciona economia com a escassez, ou seja, a economia lida com o humano condicionado pela escassez, produz o máximo de bens e com os recursos escassos disponíveis de cada sociedade. Considerando que só existirá escassez se houver uma demanda para a aquisição do bem que atende um desejo humano. Segundo suas própias palavras: “A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que,embora escassos, se prestam a usos alternativos”

ainda temos nesse periodo Alfred Marshall em 1890 que com sua nova proposta diz que a economia tenta atender as aspirações e a satisfação do homem a bens materiais quando o homem deixa de ser um ser não civilizado, seus desejos aumentam e diversificam, Marshall esclarece que “A economia examina a ação individual e social, em seus aspectos mais estritamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais do bem-estar. Assim, de um lado, é o estudo da riqueza; e, do outro, e mais importante, é uma parte do estudo do homem.” ou seja, ele não se limita a apenas fatores econômicos mas também ao social

Se tratando de economia temos 2 vertentes importantes, a Macroeconomia e a Microeconomia, ambas estudam o funcionamento economico. A macroeconomia é extremamente amplo, estuda em larga escala politica e metodos economicos, uma sociedade com empresas funcionando como uma só. A microeconomia é o estudo de uma perspectiva mais individual, avalia empresas e pessoas. Usemos de exemplo uma fazenda, ao se analisar apenas ela e a relação com seus consumidores temos uma microeconomia, já se analisarmos o estudo da agricutultura de um país ou do mundo teremos uma macroeconomia.

A economia e os economistas não tem limites no seu trabalho, pois nas considerações economicas estão incluidas a sociologia, filosofia e até a religião. Porem os focos mais importantes são a escassez de produtos, conflitos, preços e a economia na sociedade de forma geral. Apesae dessa contribuição para a solução de problemas presentes, como a possibilidade de realização do desejo humano, há também limitações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com