TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  3.447 Visualizações

Página 1 de 2

3- Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes:

a) Neoliberal:

Durante todo o período de 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário. O principal mecanismo de política econômica de combate à inflação para essa corrente estava na redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a conseqüente redução do tamanho de Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetária.

b) Inercialista:

Os pressupostos teóricos dessa teoria eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc. eram os firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Dessa forma, todos os aumentos de preços da economia, gerando um processo automático de realidade da inflação.

c) Estruturalista:

Havia também a chamada corrente estruturalista ou cepalina, que supunha que a inflação em países em via de desenvolvimento era essencialmente causada por pressões de custos. Os estruturalistas supõem que as causas da inflação de localizam no comportamento do setor privado (oligopólios, latifúndios) e não do setor público. A formação ideológica desses economistas, com grande influência socialista e marxista, tornou-se ferrenhos defensores de uma economia mais centralizada, baseada em planejamento e grande participação do Estado.

6-Suponha a mesma economia de déficit público relativamente elevado da questão anterior. Se o governo emitir títulos para cobri-lo, mostre de que forma pode ser possível manter taxas de inflação relativamente baixas.

Pela corrente estruturalista, através de reformas estruturais (por exemplo, a reforma agrária) e pelo controle de preços dos setores oligopolizados. Pela corrente ortodoxa, pela redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a conseqüente redução do tamanho do Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetária. O plano cruzado procurou romper com o mecanismo de propagação da inflação, congelando os preços, os salários e o cambio, numa tentativa de eliminar a “memória” inflacionária. Outra forma de combate a inflação é uma rígida política monetária, fiscal e salarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com