TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Popular e Educação Cocial

Por:   •  25/4/2016  •  Dissertação  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Para que seja possível analisar a educação há a necessidade de refletir sobre o contexto referente a qual se insere os princípios e valores que orientam a prática, visto que é um fenômeno histórico e político.

Não há somente uma prática educacional, há práticas direcionadas à manutenção da ordem estabelecida e outras com intervenções pautadas na crítica à produção e reprodução do capitalismo, uma vez que estes processos são geradores de desigualdades sociais.

O que Paulo Freire define como sistema educacional “bancário” se refere à política que exclui, classifica e pune os setores populares, ou seja, a população tem a necessidade de recorrer às forças sociais para que consiga o acesso à educação formal, pois diante da “separação” das classes, nem todos tem o direito ao mesmo tipo de educação.

A educação comunitária é a expressão da educação popular, sendo que esta busca a melhoria na qualidade de vida dos setores de vulnerabilidade através do envolvimento da comunidade em lutar por direitos sociais que atendam as demandas comunitárias. Portanto, a educação popular é o conjunto de ações que tem a finalidade de organizar a comunidade para que essa busque sua emancipação social.

Tanto a educação social, popular e comunitária contribui para a educação formal, sendo que esta se dá através de forma padronizada, ao contrário da formação informal que é onde as intervenções acontecem de forma mais livre.

A educação popular, social e comunitária, embora sejam realizadas de formas diferentes, se complementam e compartilham os mesmos objetivos. É importante ressaltar que qualquer tipo de educação tem a necessidade de ser aplicada com base no convívio social, o contexto familiar e político, ou seja, não deve ser pensada apenas no que se refere ao que acontece dentro da escola, sendo a educação social aplicada além dos muros que contribui para a emancipação dos sujeitos sociais.

FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU

UNIFAC

        

Educação popular, educação social, educação comunitária.

Trabalho para composição da nota do professor

Tatiely Murbach
7º Semestre – Serviço Social

Botucatu, 07 de abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com