TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ecológica

Projeto de pesquisa: Educação ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

A Educação Ambiental é um ponto decisivo para a resolução dos problemas que o ser humano causa ao meio em que vive e subtrai os recursos essenciais para sua permanência. A Lei de Educação Ambiental estabelece sua obrigatoriedade no ensino formal, a fim de instalar uma sociedade menos predadora, porém consciente do seu papel dentro do todo. Tendo como objetivo conhecer o processo ensinamento e aprendizado diante da Lei 9.795/99, será elaborada uma pesquisa de campo com 50 entrevistados. Entre os entrevistados teremos professores, coordenadores, alunos e representantes da comunidade.

1. Introdução

Com o aumento da população, aumentam as necessidades em todos os níveis, por alimento, moradia, emprego, lazer, etc. Tudo isto de forma urgente e em grande quantidade e qualidade. E assim, utilizando muito dos recursos naturais para manter este progresso.

Fazem-se necessárias pesquisas e estudos, para uma utilização sustentável dos recursos. Acompanhados de muita informação e educação, visando um consumo equilibrado e consciente. Sempre pensando no presente e o futuro da humanidade.

A Bióloga e Escritora norte americana, Rachel Carson, em seu livro Primavera Silenciosa (CARSON, 1962. op.cit.), apresenta inúmeros documentos científicos de diferentes fontes, abordando os efeitos nocivos à saúde humana causados pelos inseticidas e pesticidas usados no combate às pragas da agricultura da época. Efeitos que poderiam afetar gerações, uma vez que estas substâncias tóxicas são encontradas até no leite materno. Este trabalho repercutiu globalmente e marcou a história para os movimentos ambientalistas.

“A história da vida sobre a Terra tem sido uma história de interação entre as coisas vivas e o seu meio ambiente. Em grande parte, a forma física e os hábitos da vegetação da Terra, bem como a sua vida animal, foram moldados pelo seu meio ambiente. Tomando-se em consideração a duração toda do tempo terrenal, o efeito oposto, em que a vida modifica, de fato, o seu meio ambiente, tem sido relativamente breve. Apenas dentro do momento de tempo representado pelo século presente é que uma espécie – o Homem – adquiriu capacidade significativa para alterar a natureza do seu mundo.” (CARSON, 1962. op.cit., p.15)

Em todo o mundo levantaram-se muitas manifestações populares em favor da natureza, ao longo dos anos 70. O uso indiscriminado dos recursos naturais, levando quase ao esgotamento destes recursos, a poluição dos três elementos naturais essenciais à vida (água, terra e ar), estava deixando claro e a olhos nus que estes recursos são termináveis pensamento que até então parecia não existir. Isto levou à preocupação não dos ativistas ambientais como dos governantes mundiais. Estava claro que era necessária uma reeducação mundial, a fim de compreender o meio ambiente e sua utilização de forma equilibrada.

Nos anos 80 ocorre a divulgação da “Educação Ambiental - EA” no mundo; hoje, mais do que uma realidade, EA tornou-se uma grande necessidade mundial (GUIMARÃES, 1995).

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) – instituída pela Lei nº 9.795/99 – e seu decreto de regulamentação em 2002 com o objetivo de contribuir e acelerar o processo de institucionalização da Educação Ambiental no Brasil, cujo marco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com