TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO CAUSAS EM UM CENTRO DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  6/10/2015  •  Artigo  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO: O tema pesquisado tem tido nos últimos anos uma recepção calorosa no meio acadêmico devido a profundidade de alcance das políticas publicas se estas contemplam os menos favorecidos e as demandas sociais que não tiveram e não poderiam ter a escolarização no tempo certo. O assunto é muito apresentado com forte perspectiva no sentido de incluir e ensinar para a vida como nas obras de Paulo Freire. Trazemos assim uma reflexão acerca da evasão e as expectativas dos sujeitos envolvidos. Através de um levantamento bibliográfico constatamos que a evasão é uma problemática dentro da educação em todas as modalidades, por conseguinte dentro da Educação de Jovens e Adultos, mas não e concebível pensar que um país que pretender crescer em pleno período tecnológico ainda apresentar altos índices tanto de analfabetismo, analfabetismo funcional, reprovação e evasão. Essa pesquisa foi desenvolvida fundamentada na relação trabalho/ educação na EJA. Ao propor a temática fizemos um breve histórico das políticas públicas educacionais da EJA e observamos que apesar dos avanços nessa modalidade de ensino ainda se há um clima de insatisfação no que compete a modalidade auferida e quanto ao conceito trabalhadores-cidadãos em condições de igualdade no mercado de trabalho, além de alguns não terem a mesma expectativa de promoção de acesso e pena sociedade como acontece na maioria das outras modalidades educacionais.

INTRODUÇÃO

Esta demanda é constituída de alunos que por diversos motivos tiveram seus direitos de acesso ao saber sistematizado negado em sua idade própria e, que hoje têm, através do Centro de Educação de Jovens e Adultos, a oportunidade de resgatar seus direitos de construir conhecimentos.

O Projeto Político Pedagógico foi norteado pela proposta dos PCN`s da EJA, com um referencial traduzido em proposta de projetos, que por sua vez, serão desdobrados em temas voltados para as atividades cognitivas, desenvolvidas por Área de Conhecimento e por Disciplina para o ano de 2010. A nova organização, para atender à modalidade de ensino, requer competência pedagógica, força de vontade e disponibilidade dos agentes para responder às especificidades de cada área do conhecimento.

Verificamos alguns fatores durante o levantamento bibliográfico que também concorrem para a queda da qualidade do trabalho na EJA como educadores desmotivados ou sem preparo, alunos exaustos pela carga diurna de trabalho, a falta de livros ou com conteúdo duvidoso e sem qualidade, sucateamento da estrutura física, a qualidade da merenda que ate tempo atrás não tinha a oferta no período noturno, a desestruturação familiar, as políticas de governo, o desemprego e a desnutrição, porém essa realidade vem sendo ultrapassada em muitas regiões do país com tido grande avanço dentro dessa modalidade.

Assim toda a comunidade escolar tem se preocupado pelo fato dos Jovens e Adultos terem acesso à escola, mas não terem permanecido nela. A oferta de educação técnica era a mais comum, com a intenção de criar profissionais para a oferta de mão de obra barata e o Ensino Superior ainda caminhando a passos curtos e não era dada tanta importância como atualmente.

3

A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do CEJA requer algumas mudanças significativas de ordem metodológica, filosófica, organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com