TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiencia Do Bafometro

Trabalho Escolar: Eficiencia Do Bafometro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho, visa testar a eficácia do etilômetro, conhecido como bafômetro, muitas matérias em sites, jornais, boatos espalhados na internet, citam algumas substâncias que possam interferir no resultado do teste do etilômetro, isto citado na matéria abaixo.

Jeitinho brasileiro que ensina truque a base de vinagre para burlar o bafômetro voltou a se espalhar pela web. Mas será que o método funciona mesmo?

O texto não é novo! Apareceu pela primeira vez em 2008 e agora voltou a circular com força total.

De acordo com a dica, os bafômetros usados em blitzes policiais apresentam resultados negativos para álcool no indivíduo que ingerir um pouco de vinagre antes de se submeter ao teste.

Boato antigo

Desde quando passou a vigorar o novo Código de Transito Brasileiro, em 1998, muita gente começou a inventar e a distribuir boatos de que era possível enganar os aparelhos que medem o teor alcoólico no sangue dos motoristas. Essa reportagem, de março de 1998, já mostrava que espertinhos tentavam mascarar o hálito para tentar (em vão) ludibriar o bafômetro e se livrarem das multas.

Por que não dá pra enganar o bafômetro?

Conforme explicado no Como Tudo Funciona, o bafômetro não mede os níveis de álcool no hálito do indivíduo. O aparelho mede a quantidade de álcool presente no ar que é exalado pelos pulmões do cidadão.

Portanto, não adianta tentar mascarar apenas a boca e garganta. Seria necessário arrumar outro pulmão limpo para o motorista.

Lembrando que o pulmão expele pequenas quantidades de álcool no ar quando as partículas de álcool presentes no sangue acabam ficando presas nos alvéolos do órgão. Nesse caso, para burlar um bafômetro com eficiência, seria preciso trocar (ou limpar) o sangue do bebedor em questão (SITE http://www.e-farsas.com/vinagre-pode-enganar-o-bafometro.html).

A mesma reportagem cita que é impossível enganar o bafômetro, uma outra do site R7 ( SITE http://noticias.r7.com/saude/remedio-usado-para-enganar-o-bafometro-e-vendido-sem-receita-14022013) cita o remédio metadoxil, que é usado para burlar o bafômetro.

A denúncia do uso inadequado da droga pode ser vista em um vídeo postado no YouTube pelo grupo de humor alternativo La Fênix. Apesar de não sabermos se a cena é real, três jovens bebem vodca e um deles, exatamente o que tomou o metadoxil, consegue driblar o bafômetro.

Essa monografia irá analisar o funcionamento do bafômetro, os tipos, além de testar algumas substâncias, para concluir se as mesmas possam interferir no resultado do bafômetro, procurando assim compreender a eficácia do mesmo, visto que o álcool representa 31% do total de mortes no país, a conclusão partiu de um levantamento realizado pelo Comitê de Análise dos Acidentes de Trânsito (SITE http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1403828) a ineficiência do etilômetro poderia causar grandes prejuízos para o país, já que muitos motoristas embriagados poderiam dirigir perigosamente, e poderiam usar de “malandragem” para burlar o teste do bafômetro, podendo assim aumentar o risco de acidentes no país, sendo assim o objetivo principal desse trabalho é contribuir para o melhor funcionamento do bafômetro compreendendo a sua eficácia.

Invenção do Bafômetro

Tom Parry Jones desenvolveu em 1974 método para ver álcool no sangue.

Por seu trabalho, Jones recebeu o prêmio da Ordem do Império Britânico.

Professor da Universidade de Bangor, Jones desenvolveu em 1974 o método eletrônico que hoje é usado em todo o mundo para detectar o nível de álcool no sangue de motoristas, por meio de uma amostra do hálito.

Jones foi fundador da empresa Lion Laboratories, que fabricava e comercializava o bafômetro globalmente. Mais tarde, a companhia foi vendida para a gigante americana de tecnologia MPD, Inc.

Depois de fechar o negócio, o britânico abriu a empresa para detecção de gás tóxico PPM Technology, em Caernarfon, no norte do País de Gales.

Por seu trabalho com o bafômetro, o inventor chegou a receber o prêmio da Ordem do Império Britânico. Jones ainda mantinha um fundo com seu nome para incentivar jovens a seguir carreira nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia. Ele e alguns de seus alunos criaram o Festival de Ciência de Bangor, que incentiva o empreendedorismo e foi realizado pela terceira vez em março de 2013.

Jones nasceu em março de 1935 na pequena cidade de Menai Bridge, na Ilha de Anglesey, noroeste de Gales.

Jones morreu dia 14 de janeiro de 2013 em sua casa no País de Gales, aos 77 anos, segundo informações do site do jornal britânico “The Telegraph”.

(SITE Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01 – CIÊNCIA E SAÚDE – Do G1, em São Paulo – 14 de janeiro de 2013)

Tipos de Bafômetros e seu funcionamento.

O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. O princípio de detecção do grau alcóolico está fundamentado na avaliação das mudanças das características elétricas de um sensor sob os efeitos provocados pelos resíduos do álcool etílico no hálito do indivíduo.

O sensor é um elemento formado por um material cuja condutividade elétrica é influenciada pelas substâncias químicas do ambiente que se aderem à sua superfície. Sua condutividade elétrica diminui quando a substância é o oxigênio e aumenta quando se trata de álcool. Entre as composições preferidas para formar o sensor destacam-se aquelas que utilizam polímeros condutores ou filmes de óxidos cerâmicos, como óxido de estanho (SnO2), depositados sobre um substrato isolante.

A correspondência entre a concentração de álcool no ambiente, medida em partes por milhão (ppm), e uma determinada condutividade elétrica é obtida mediante uma calibração prévia onde outros fatores, como o efeito da temperatura ambiente, o efeito da umidade relativa, regime de escoamento de ar etc., são rigorosamente avaliados. A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com