TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Constitutivos Do TCC

Casos: Elementos Constitutivos Do TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 3

Construindo o trabalho de Conclusão de Curso - da Apostila de Metodologia da Pesquisa e Produção Científica. No capítulo 12 - Monografia e o capítulo 13 - Artigo Científico, você encontrará os elementos constitutivos de cada trabalho de conclusão de curso. Faça a análise comparativa de cada estrutura, indique suas finalidades e elabore a definição conceitual dos seguintes elementos: Elementos pré-textuais, introdução, justificativa, objetivos, revisão da literatura, cronograma e referências. Assim que concluir sua atividade - poste no MEMORIAL.

A atividade propõe que conforme o material didático, analisemos os elementos constitutivos de cada trabalho de conclusão de curso elaborando o conceito e fazendo um comparativo entre cada estrutura (elementos pré-textuais, introdução, justificativa, objetivos, revisão de literatura, cronograma e referências bibliográficas).

Os elementos pré-textuais, como se depreende da grafia, são elementos que antecedem o trabalho acadêmico em si, com a função de estruturar o trabalho, motivar a leitura e organizar de forma sequencial as ideias preliminares. Esses elementos são: capa, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário.

Há uma distinção entre os itens obrigatórios e os opcionais. A cada enumeração dos elementos, haverá a identificação se o mesmo é obrigatório ou opcional, conforme a norma ABNT NBR 14724 de 17/04/2011.

A Capa, elemento obrigatório, traduz-se em uma proteção externa do trabalho, no quais os dados essenciais que identifiquem a obra deverão estar presentes como o nome da entidade, nome do autor, título, local, ano, e outros.

A folha de rosto (obrigatório) deve conter elementos essenciais que identifiquem a obra como o nome do autor (autores), título principal, subtítulo, tipo de projeto, local e data. Importante salientar que no verso da folha deverá constar o Código de Catálogo Anglo-Americano.

A errata, após a folha de rosto, é usada para efetuar uma correção no trabalho escrito.

A folha de aprovação (obrigatório) é local no qual é feito o aceite do projeto, artigo ou trabalho de conclusão de curso. Neste deve contar nome do autor, título da monografia, área de concentração, data da aprovação e espaços para a assinatura dos membros da comissão organizadora.

A dedicatória (opcional) traduz-se em uma homenagem do trabalho a uma pessoa querida.

Já a lista de ilustrações (opcional) seria o sumário das ilustrações que aparece no texto para sua melhor localização.

Assim como a lista de ilustrações, a lista de tabelas é opcional, e também segue a mesma ideia, seria um sumario de tabelas que aparecem no texto, para melhor localização.

A Lista de abreviaturas (opcional – NBR 14724) consiste na relação alfabética das abreviaturas utilizadas no texto, seguidas de seu correspondente por extenso.

A lista de Siglas Consiste na relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com