TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos constitutivos do idioma

Artigo: Elementos constitutivos do idioma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades da aula 01

Língua: É qualquer sistema de signo que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimento através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. A língua e um código de que se serve o homem para elaborar mensagem para se comunicar.

Embora os animais também se comuniquem, a linguagem propriamente dita pertence apenas ao homem.

Fala: A língua, que, através da fala, faz-se presente em cada uma das realizações das pessoas.com Saussure foi fundamentada a fonologia, desenvolvida posteriormente.

Graças aos princípios do círculo de Praga, conhecido por Sapir, foram descobertas as unidades mínimas de significação, os fonemas. Assim, boas e Sapir construíram o método de comutação que as identificaria.

Diacronia: Perspectiva na linha do tempo, perspectiva de analise histórica evolutiva observações fenômenos lingüísticos, sociais, culturais e quanto a sua evolução no tempo.

Sincronia: Estudo dos fenômenos lingüísticos considerados num dado tempo independentemente da sua evolução.

Lingüística aplicada: O objetivo da lingüística aplicada e como o próprio nome já diz, a aplicação das descobertas e técnica do estudo cientifico da língua para fins práticos, especialmente a elaboração de métodos aperfeiçoados de ensino da língua.

Lingüística Teórica: O objetivo da lingüística teórica e a construção de uma teoria de uma teoria geral da estrutura da língua ou de um arcabouço teórico geral para a descrição das línguas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com