TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Fisica

Exames: Ensino De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo: Análise das propostas de utilização das ferramentas computacionais para o ensino de física no nível médio e superior.

Autores: Luiz Henrique Amaral; Daniele Cristina Nardo Elias; Mauro Sergio Teixeira de Araujo; Carlos Fernando de Araujo Jr.

O artigo intitulado “Análise das propostas de utilização das ferramentas computacionais para o ensino de física no nível médio e superior” é um trabalho mais focado para busca do estado da arte das análises de softwares realizadas. Ele traz um estudo focado mais na parte estatística dos dados encontrados em artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Química.

Este artigo também faz uma relação entre trabalhos de cunho quantitativo e qualitativo, sendo este último mais abordado, e também cita que o aluno não deve ser tornar passivo, e todas estas atitudes vão depender da capacidade do professor de utilizar as ferramentas, mas não norteia este trabalho do professor.

Artigo: Análise, desenvolvimento e aplicação de recursos de informática no ensino de química

Autores: Fábio Merçon; Marcelo Pinheiro de Souza; Melissa de Moura Fernandez; Sabrina Barros Nabuco de Araújo; Pedro Ivo Canesso Guimarães

O artigo “análise, desenvolvimento e aplicação de recursos de informática no ensino de química” traz como diz o título, três abordagens. A primeira traz a interação entre os autores do artigo e o software, ou seja, o que o autor considera importante dos softwares analisados. Na segunda etapa, os autores criam uma página sobre polímeros contextualizada, onde esta apresenta vários conceitos.

Já a terceira etapa, foi realizado uma aula utilizando a página criada, o software “Titulando 2004” e o software “Hiper Tabela Periódica”. Os autores dizem que o site apenas apresentou componente motivacional, e que a utilização deste depende do desenvolvimento das aulas do professor. Já o software de titulação tem uma vertente mais aplicativa do conteúdo, uma vez que o aluno interage com ele, e o autor diz que tanto a aula laboratorial quanto a aula de informática podem ser aplicadas sem concorrerem entre si. Já a o software de tabela periódica é uma base de dados, onde o aluno vai para buscar dados necessários, sendo necessário uma intervenção do professor.

O autor defende que os aspectos motivacionais e a participação do aluno em aulas de informática contribuem para que sejam aulas interessantes, mas não apresenta nada que seja de maneira mais direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com