TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av 2 - Ensino De Educação Física Escolar

Trabalho Escolar: Av 2 - Ensino De Educação Física Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  3.600 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1: Nota: Excelente

A busca de uma compreensão de nossa motricidade remonta desde a pré-história e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, a sociedade ocidental grega dava qual enfoque a Educação Física?

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

1 - O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado.

2 - As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura.

3 - O culto ao belo não era o padrão cultural dessa sociedade.

4 - O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico.

5 - A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo.

Sua resposta

4 - O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico.

Resposta gabarito

O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico.

Comentário do gabarito

D - A resposta correta é a alternativa "D", pois na cultura grega o culto ao belo era o padrão da época. Dentro desse padrão cultural, o exercício físico não é deixado de lado, pelo contrário, era a base do pensamento da cultura grega o cuidado do corpo por meio de exercícios que possibilitavam a formação do espírito e da moral. As lutas de gladiadores era uma prática comum da sociedade romana.

Questão 2: Nota: Excelente

No Brasil, a educação física escolar apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Em seu início nas escolas, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas?

Alternativas

1 - Ginástica.

2 - Esporte.

3 - Dança.

4 - Jogo.

5 - Lutas e expressão corporal.

Sua resposta

1 - Ginástica.

Resposta gabarito

Ginástica.

Comentário do gabarito

A - A resposta correta é a alternativa "A", pois a Educação Física foi introduzida na escola por meio de exercícios de ginástica. Inclusive, a própria disciplina de Educação Física se inseriu no âmbito educacional com essa denominação: "Ginástica". Os conteúdos referentes aos esportes passaram a ser incluídos, de forma majoritária, no período posterior a introdução da ginástica (ditadura militar). E os demais conteúdos, como jogos e brincadeiras populares, e lutas foram integrados a partir do desenvolvimento e valorização das questões pedagógicas e culturais.

Questão 3: Nota: Excelente

A Educação Física Escolar tal como a concebemos hoje tem suas raízes na Europa - fins do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996, p.6). Com base nesta temática, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições.

( ) A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral.

( ) Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.

Assinale a alternativa que possui a sequência correta:

Alternativas

1 - V, V e F.

2 - V, V e V.

3 - F, V e V.

4 - V, F e V

5 - F, F e F.

Sua resposta

3 - F, V e V.

Resposta gabarito

F, V e V.

Comentário do gabarito

C - A resposta correta é a alternativa "C", pois somente a primeira afirmação é falsa, já que a ginástica na escola, influenciada pelos métodos sueco, alemão e francês, possuía finalidades distintas, mas relacionadas entre si, tendo como parâmetro o desenvolvimento de corpos fortes e saudáveis, sendo a fisiologia e anatomia (conhecimentos biológicos) a base de conhecimento para aplicação dessas atividades na escola. Dentre essas finalidades, podemos citar: a) fins médicos e higiênicos; e b) fins de saúde pública, pois acreditava-se que na escola esses problemas de saúde poderiam ser minimizados a partir da participação em aulas de ginástica, o objetivo de formar atletas para participar de competições não era uma das finalidades desses métodos.

Questão 4: Nota: Excelente

Podemos afirmar, que planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. São eles:

Alternativas

1 - Os materiais que ele vai utilizar e o conteúdo a ser aplicado.

2 - O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que ele quer alcançar.

3 - As atividades que ele vai aplicar e as formas de avaliação.

4 - A forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com