TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Trabalho Universitário: Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

1. Uma investigação realizada em um banco de sangue de um hospital chegou aos seguintes resultados: entre 2mil pessoas que receberam transfusão sanguínea, acompanhadas durante um ano, 200 contraíram hepatite. No grupo controle, de 5mil pessoas que não receberam transfusão, acompanhadas igualmente durante idêntico período, apenas cinco contraíram a doença. Faça uma tabela com os resultados. Pergunta-se:a) Trata-se de um estudo de coorte ou de caso controle? Por quê?

b) Qual o risco de uma pessoa contrair hepatite, tendo recebido transfusão sanguínea?

c) E o risco de ter hepatite sem ter recebido transfusão? Quantas vezes um risco é maior que o outro.

2. Em um hospital universitário foi feito um estudo para verificar a associação entre consumo de álcool e câncer gástrico. Foram incluídos, na investigação, 300 pacientes do sexo masculino com diagnóstico comprovado de câncer gástrico; desses, 30 eram casos de alcoolismo crônico. Entre 500 controles (sem câncer gástrico), 50 foram considerados alcoólatras, pelos mesmos critérios diagnósticos usados no grupo de casos. Faça uma tabela com os resultados. Pergunta-se este é um estudo do tipo coorte ou de caso controle? Por quê?

Em uma visita de uma equipe de profissionais de saúde, com a duração de uma semana, a um município do estado de Tocantins, todos os adultos de um pequeno povoado e de fazendas vizinhas foram examinados. Entre os resultados obtidos estão os seguintes: de 40 pessoas com sorologia positiva pata Tripanosoma cruzi, quatro eram desnutridas, enquanto em 100 outros indivíduos, com sorologia negativa para Tripanosoma cruzi 10 foram rotulados como desnutridos. Faça uma tabela com os resultados. Pergunta-se: qual o tipo de estudo? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com