TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de serviço social

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

1) Expresse o caráter principal do estágio no que diz respeito à teoria.

a. Teoria e Prática

R- Apresenta uma relação dinâmica e Dialética entre o saber e o fazer, tornando-se fundamental para formação profissional.

b. Políticas públicas

R- Participação em situações reais de vida e de trabalho, ou seja momento de desenvolvimento teórico e prático n que diz respeito a políticas públicas.

c. Atitude investigativa

R-Necessária na vida acadêmica e no estágio, pois é nesse momento que se desenvolve uma ação crítico reflexiva

d. Trabalho construção e reprodução social

R-O trabalho cria condições de sociabilidade produz e reproduz relações sociais na qual tanto estagiário, supervisor acadêmico e de campo, usuário, gestor mantém uma relação em diversos espaços e âmbitos profissionais.

2) Desenvolva elencando pontos positivos e negativo na cena contemporânea que precisa da intervenção do assistente social.

R-Inclusão de pessoas com deficiência nos espaços educacionais. Ponto positivo: grande conquista aprovada por lei; permite o acesso a espaços que antes eram excludentes; Pontos negativos: falta de recurso que permitam a efetivação da política social, falta de profissionais capacitados para atuar de forma acolhedora e inclusiva.

3) Analise o Serviço Social no que diz respeito

a. Fundamentos Históricos.

R- As primeiras escolas de Serviço social em 1930 estavam baseada na doutrina social da Igreja possuindo como referenciais o ideário frango-belga e as ideologias de são Tomás de Aquino, posteriormente em 1940 passa a ser influenciada pelo o pensamento norte americano com a teoria positivista ,bases conservadoras e orientação funcionalista.

b. Teórico metodológico

As bases teóricas anteriores década de 80 produziam metodologias teóricas baseadas em doutrinas religiosas, positivismo e funcionalismo não permitiam a compreensão do real concreto na qual a atuação do assistente social era apenas no sentido de ajustamento social,a partir da década de 90 começa a se perceber a necessidade de um intervenção crítica com bases na teoria marxista definisse uma direção para atuação diante da questão social.

c. Ético-político

R- O projeto ético-político nas décadas de 40 a 70 possuem na sua gênese embasamentos conservadores, funcionalistas e positivistas. Já na década de 80 passa por redemocratização e abandonando o conservadorismo buscando por autonomia política, que em 1990 se torna encontrou seu amadurecimento ao legado marxista .Sendo que só em 1993 passa a se compromete com a democracia e acesso universal de direitos sociais civis e políticos da sociedade.

4)No âmbito das relações sociais as expressões da questão social fazem com que o profissional do serviço social tenha sua prática tencionada explique.

R- Na sua prática profissional de Serviço Social estabelece uma relação de mediação entre Estado, instituição e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com