TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do coração humano

Seminário: Estrutura do coração humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Nos mamíferos, o coração apresenta quatro cavida­des: dois átrios e dois ventrículos. Cada lado funciona com um tipo de sangue: o direito, com sangue venoso, e o esquerdo, com arterial. Não havendo mistura de sangues no coração, a circulação é chamada completa.

De acordo com a função que desem­penham, as cavidades do coração têm espessuras diferentes. As aurículas, que enviam sangue para os ventrículos, têm pare­des musculares finas. Os ventrículos, especialmente o esquerdo, que bombeiam sangue para partes distantes, têm paredes gros­sas. Quando os ventrículos se contraem, o aumento de pressão provoca o fechamento das válvulas bicúspide ou mitral (lado esquerdo) e tricúspide (lado direito), que impedem o retorno do sangue aos átrios.

Os vasos que chegam ao coração trazendo sangue das di­versas partes do corpo encontram-se sob baixa pressão e são denominados veias. Os que saem do coração, conduzem san­gue aos órgãos sob alta pressão e são chamados artérias. No­te-se que as denominações artéria e veia independem do tipo de sangue transportado, referindo-se apenas à estrutura e função desses vasos.

Estrutura do coração humano

Trajetória do sangue: as duas circulações

O coração funciona como uma bomba dupla. No seu lado esquerdo, circula sangue arterial (rico em O2) e no lado direito circula sangue venoso (rico em CO2). Os processos que caracterizam a passagem de sangue pelas câmaras cardíacas ocorrem ao mesmo tempo. Isso significa que o sangue enche os dois átrios (esquerdo e direito) simultaneamente. Em seguida, o sangue é conduzido para os ventrículos (esquerdo e direito).

Pequena circulação (pulmonar)

Inicia-se no ventrículo direito que recebe o sangue venoso do átrio direito e o bombeia das artérias pulmonares para os pulmões, onde ocorrerá a oxigenação (hematose). Em seguida, as veias pulmonares conduzem o sangue arterial para o átrio esquerdo.

Na pequena circulação, o sangue venoso foi transportado por artérias e o sangue arterial, por veias. Isso ocorre porque o sangue que sai do coração é impulsionado com maior pressão pelas artérias, que são vasos mais resistentes e de maior calibre.

Grande circulação (sistêmica)

Inicia-se no ventrículo esquerdo que recebe o sangue arterial do átrio esquerdo. Com isso, o sangue é bombeado para a artéria aorta que, através de suas ramificações, transporta o sangue oxigenado para todo o organismo. Depois de ter drenado o corpo, o sangue, que agora é venoso, chega ao coração através das veias cavas (superior e inferior), desembocando no átrio direito.

A circulação completa demora cerca de 1 minuto, enquanto o coração bate aproximadamente 70 vezes nesse período. O número de contrações por minuto denomina-se frequência cardíaca.

Circulação do sangue no coração

Os batimentos cardíacos

Os movimentos das câmaras do coração dependem da contração e do relaxamento do músculo miocárdio. Assim, quando ocorre a contração atrial ou ventricular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com