TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Humano dentro das Estruturas Organizacionais e a sua Relação com o Clima e a Cultura Organizacional

Artigo: O Comportamento Humano dentro das Estruturas Organizacionais e a sua Relação com o Clima e a Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

Após a Revolução Industrial, o caráter explorador, manipulador e autoritário do capitalismo gerou uma enorme distância entre proletários e patrões.

O início do século XX marcou o surgimento de novas instituições e, consequente- mente, de organizações e grupos aptos a concretizar e viabilizar tais empreendimentos.

Com o advento da doutrina taylorista, a produtividade cresceu e o desenvolvi- mento industrial ganhou competência e vigor à custa da mão de obra operária explo- rada, desmotivada e alienada.

Por causa das crises econômicas, os empresários com mão de obra excedente podiam se dar ao luxo de contratar e demitir sem critérios éticos.

Essa situação perdurou por pouco tempo, pois, com o desenvolvimento dos sindi- catos e o desgaste do modelo taylorista, percebeu-se que o ser humano deveria fazer parte do processo de produção de maneira mais racional e eficiente, o que motivou a criação de setores e especialidades devotados ao gerenciamento e ajustamento psi- cossocial dos indivíduos nas organizações.

Atualmente, as empresas têm se preocupado com os aspectos mais subjetivos na carreira de seus funcionários, não só na hora de contratar, mas também na hora da avaliação. Os profissionais estão ficando muito parecidos do ponto de vista técnico, e o que vai diferenciar mesmo um profissional do outro é a pessoa que cada um é, são as suas habilidades humanas que farão a diferença.

Dessa forma, são identificadas três habilidades necessárias nas organizações: téc- nica, humana e conceitual.

As habilidades técnicas envolvem a capacidade de aplicar conhecimentos espe- cíficos, assimilados pela educação formal ou no exercício de funções. Por exemplo: en- genheiro civil, cirurgião-dentista, médico cardiologista.

As habilidades humanas envolvem a capacidade de trabalhar com outras pesso- as, compreendendo-as e motivando-as, de forma individual como em grupo. Esse tipo de habilidade humana permite à pessoa ser boa ouvinte, saber administrar conflitos, entender a necessidade de outras pessoas.

As habilidades conceituais envolvem a capacidade mental para a tomada de de- cisões, sabendo localizar problemas, identificando alternativas, avaliando alternativas, selecionando sempre as melhores. É uma habilidade que envolve a capacidade de pro- cessar e interpretar racionalmente as informações.



9

O Comportamento Humano dentro das Estruturas Organizacionais e a sua Relação com o Clima e a Cultura Organizacional

As habilidades humanas são muito valorizadas no mundo corporativo para a efi- cácia da administração, pois as atividades organizacionais hoje estão em permanente estado de mudança, provocando nas pessoas novas percepções, reflexões e atuações. E por conta dessa dinâmica, os funcionários das organizações precisam continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender aos novos desafios do traba- lho, como também desenvolverem habilidades de convívio com outras pessoas, capa- cidade de trabalhar bem em equipe, desenvolver a aptidão de ouvir o parceiro de tra- balho, saber gerenciar qualquer tipo de conflito, desenvolver inteligência emocional.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com